Política

A árvore bate-caixa, nativa do Cerrado brasileiro, é a estrela da campanha “Eu Amo Cerrado” desta semana

Publicado

em


O nome popular é curioso: bate-caixa. E se deve ao barulho que as folhas grandes e duras fazem ao serem agitadas pelos ventos e que parece um bater de caixas. A folhagem da espécie, inclusive, é uma das suas características mais marcantes. De formato ovalado, medem entre 20 e 25 centímetros e a uma certa distância parecem macias e brilhantes, enganando quem não conhece a árvore, já que, na verdade, as folhas são bem duras e resistentes.   

A bate-caixa, também conhecida como douradão, cujo nome científico é Palicourea rígida, pertence ao gênero Palicourea, ramo da família Rubiaceae, que possui aproximadamente 230 espécies, sendo que um grande número delas é encontrado no nosso Cerrado brasileiro. 

É encontrada desde o México até a Argentina. Tem formato típico das árvores do Cerrado, com troncos retorcidos e altura de até quatro metros. A sua floração ocorre de outubro a janeiro e a frutificação, entre fevereiro e maio. 

É daquelas árvores das quais se aproveita quase tudo. Mas é na medicina natural que ela se destaca. O pó da casca rugosa é usado para o alívio da acidez estomacal, já o chá da casca é um grande aliado no combate à tosse. Também em infusão, as folhas da bate-caixa são excelentes para uso contra a má digestão e dores na coluna. Também é indicada como depurativo nas doenças renais e nas inflamações do aparelho reprodutor feminino. 

READ  Poda de árvore tem momento certo, avaliação e técnica de corte

E até as cascas da semente da árvore são aproveitadas. Por se parecerem com um tridente, é muito utilizada em artefatos artesanais. 

A flor da bate-caixa, de tonalidades vermelhas e amareladas, é de uma beleza singela, mas também tem outros encantos. Por ser fecundada por mariposas noturnas, ela exala uma forte fragrância nas primeiras horas da noite. Além de berço das águas, nosso Cerrado também é fértil em despertar todos nossos sentidos. 

A postagem nas redes sociais propõe, ainda, uma interação, perguntando aos seguidores se eles conhecem mais alguma utilidade dessa árvore, mais uma espécie apresentada pela campanha Eu Amo Cerrado. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA