Política

Alego analisa matéria que tem o objetivo de dar mais eficiência no combate ao crime na zona rural. Iniciativa é de Zé Carapô

Publicado

em

O Legislativo goiano está analisando a matéria de nº 7777/21, de autoria do deputado Zé Carapô (Pros), que visa criar o Plano Estadual de Segurança no Campo. A propositura tem o objetivo de estabelecer as diretrizes dessa política pública, de modo a ampliar as condições de as autoridades policiais levarem o seu serviço ao alcance de todos, inclusive, na zona rural.

O projeto tramitou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde teve o parecer favorável da relatora, deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), aprovado pelo colegiado. A proposição se encontra, nesse momento, sob análise do relator, deputado Francisco Oliveira (MDB), na Comissão de Segurança Pública. A matéria precisa ser aprovada em duas fases de votação pelo Plenário da Assembleia Legislativa para que esteja apta a seguir para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

De acordo com a justificativa da proposição, a iniciativa tem o intuito de diminuir o número de crimes que acontecem nas zonas rurais de Goiás. “A matéria contém diretrizes a serem observadas pelos órgãos estaduais e municipais de Segurança Pública, estabelecendo, além de uma atuação eficiente e cooperativa entre as instituições, qualificação específica dos servidores públicos para o desempenho de suas respectivas funções, de forma estratégica, nessas regiões”, destaca.

READ  Presidente da Alego comunica revogação de nomes estabelecidos em decreto que instituiu a CPI da Saúde

Dentre os objetivos específicos elencados no texto assinado por Zé Carapô, estão os seguintes: promover a cooperação entre os órgãos de segurança e os de fiscalização tributária para coibir a circulação de mercadorias, bens e semoventes cuja origem lícita não seja comprovada; criar delegacias especializadas na repressão de crimes contra o patrimônio ocorridos em zonas rurais.

E, ainda: fomentar a organização da sociedade civil para a adoção de práticas que busquem a prevenção social do crime; e criar um Conselho de Segurança no Campo, que deverá ser composto por diversos órgãos e entidades como Ministério Público (MP-GO), Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa), Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), Polícias Militar (PM-GO) e Civil (PC-GO).

O projeto poderá avançar, na Alego, já nos próximos dias. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA