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Alego prossegue com palestras no Seminário Eleições 2022, com fake news em destaque no segundo dia

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Ao dar prosseguimento ao ciclo de palestras na programação do Seminário Eleições 2022, que tem espaço na Casa Legislativa, na manhã desta terça-feira, 28, ocorreram três exposições com abordagens sobre influência das mídias sociais na intenção de voto, no comportamento do eleitor e ‘Como falar de fake news com jovens?’ 

O evento, conduzido pelo procurador da Assembleia Legislativa de Goiás Daniel Boaventura França, é promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Seção de Atividades Culturais, e segue até sexta-feira. 

Ao tratar do uso de mídias sociais e comportamento do eleitor, Robert Bonifácio, doutor em ciência política, trouxe a abordagem científica das diferentes vertentes teóricas, que pesquisaram a influência da mídia no comportamento do eleitor. “Trago um balanço muito breve da literatura internacional a respeito. Depois, eu trago algumas evidências da realidade nacional, do consumo de mídia pelos brasileiros”, assinalou. 

E por fim, trouxe uma pesquisa recente, que será publicada em breve em uma prestigiada revista internacional, sobre fake news e o comportamento do eleitor nas eleições de 2018, no Brasil. “É um tema superatual, principalmente chegando as eleições de 2022”, pontuou. 

Bonifácio abordou, de forma resumida, a interferência das mídias no resultado das eleições, de uma maneira geral, a partir de dados científicos das diferentes vertentes teóricas, que pesquisam a influência da mídia no comportamento do eleitor. “Trago um balanço muito breve da literatura internacional a respeito. Depois, trago algumas evidências da realidade nacional, do consumo de mídia pelos brasileiros. 

Interferência das mídias

Ao tratar, resumidamente, se realmente há interferência das mídias no resultado das eleições, Robert afirmou se tratar de uma pergunta perseguida há décadas pelos pesquisadores. “Eles chegaram a diferentes resultados ao longo da história”, assinalou. 

Entretanto, pontuou como possíveis resultados que a mídia pode influenciar indiretamente no comportamento do eleitor, seja no enquadramento, seja em relação a temas, e também que há ainda evidências iniciais sobre a influência de fake news no comportamento. “Por exemplo, se nos Estados Unidos, observa-se que nas agências de checagem de notícias, tem uma influência positiva no eleitorado, no sentido de reorientar posicionamentos. No Brasil, foi identificado que essa influência não é significativa. Ou seja, as fake news preponderam sobre a checagem dos fatos, mas, ainda, é uma agenda de pesquisa inicial e tem muito a ser pesquisado. Há um desafio metodológico e ainda há poucos eventos em que as fake news foram muito relevantes”, afirmou Robert. 

Segundo ele, o primeiro evento de maior relevância ocorreu em 2018. “Sempre houve campanha negativa, mas, de maneira estruturada e robusta, deu-se com mais intensidade em 2018 e é uma coisa que os pesquisadores estão investigando e estão achando, pouco a pouco, as evidências científicas a respeito.”

Análises

Na apresentação do professor Marcos Severo, acerca da influência das mídias sociais na intenção de voto, o docente e pesquisador da área de marketing da Universidade Federal de Goiás (UFG) ressaltou uma pesquisa na qual analisou a influência da mídia na intenção de voto. “Nós organizamos uma base de dados das eleições presidenciais de 2018, dos principais candidatos, e analisamos como diferentes fontes de mídia, seja tradicional, digital e o sentimento do candidato expresso nas postagens da mídia social, como isso pode influenciar a intenção de voto, ao longo do tempo. 

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Em relação à influência da mídia tradicional, na intenção de votos, Severo assinalou que, conforme o documentado na literatura, tem 1% de intensidade na intenção de voto, e geralmente são menções. “Com a mídia social, também observamos essa influência, só que ela é mais prevalente”, afirmou.

Fake news

O professor e doutor Diego Magalhães, coordenador do Projeto Politizar (UFG), abordou o tema ‘Como falar de fake news com jovens?’ Ele apresentou uma reflexão sobre o assunto, na qual assinalou, quem pode ser enquadrado como jovem e o que são as fake news. “Vou passar dois recados, que a responsabilidade é nossa, e não dos jovens, e o desafio é de toda a sociedade, de transformar a curiosidade do jovem, em interesse pela política”, afirmou. 

A programação completa das atividades que tiveram início na segunda-feira, 27.

27/6/2022 – Segunda-feira

Local: Auditório 2 da Assembleia Legislativa de Goiás

Horário: 8h30h às 12h

Vagas: 137 vagas

8h30 – Abertura do Seminário

8h50 – Apresentação: Daniel Boaventura França – Procurador da Assembleia Legislativa de Goiás;

9h – 11h: Condutas vedadas aos agentes públicos nas campanhas eleitorais – Alexandre Azevedo – professor de Direito Eleitoral pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; professor de Direito Eleitoral do Centro Universitário Alfredo Nasser; técnico judiciário do TRE-GO.

11h – 12h: Aberto para debate, discussão, perguntas e respostas.

Carga-horária: 4 horas (45 minutos corresponde a uma hora/atividade).

28/6/2022 – Terça-feira

Local: Auditório 1 da Assembleia Legislativa de Goiás

Horário: 9h às 12h

Vagas: 67 vagas

9h – Apresentação: Daniel Boaventura França – Procurador da Assembleia Legislativa de Goiás;

9h15 – Apresentação da pesquisa do pós-doutorado de Marcos Severo, acerca da influência das mídias sociais na intenção de voto

Marcos Severo – Docente e pesquisador da área de marketing da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2011, onde é vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Administração e ao Curso de Graduação em Administração. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá. É pós-doutor em Business Analytics e Data Science pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche na Massey University (Nova Zelândia).

9h45 – Ciência Política, uso de mídias sociais e comportamento do eleitor – Dr. Robert Bonifácio – É doutor e fez estágio pós-doutoral em ciência política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professor adjunto de ciência política na UFG, onde é membro permanente nos Programas de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) e em Direito e Políticas Públicas (PPGDP), conselheiro da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), representando a área de ciências humanas, e líder do Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político e Qualidade da Democracia (COMPOQ). É membro fundador do Instituto Péricles de Políticas Públicas e foi secretário executivo do Escritório de Prioridades Estratégicas da Prefeitura de Goiânia. Pesquisa questões relativas à avaliação de políticas públicas, comportamento eleitoral, cultura política e corrupção.

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10h15 – Projeto Politizar – UFG – ‘Como falar de fake news com jovens’? – Dr. Diego Magalhães – Professor de Relações Internacionais, Coordenador do Núcleo de Estudos Globais e membro do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFG. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciência Política da UFG. Foi visiting fellow na Universidade de Cambridge (Reino Unido) e visiting scholar na Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha) em estágio pós-doutoral. Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).

10h45 – 12h Aberto para debate, discussão, perguntas e respostas.

Carga-horária: 4 horas (45 minutos corresponde a uma hora/atividade).

29/6/2022 – Quarta-feira

Local: Auditório 1 da Assembleia Legislativa de Goiás

Horário: 9h às 12h

Vagas: 67 vagas

9h – Apresentação: Daniel Boaventura França – Procurador da Assembleia Legislativa de Goiás;

9h5 – Palestra: Violência política contra mulheres: uma análise da Lei no. 14.192 de 4 de agosto de 2021 – Advogada eleitoralista Nara Bueno – Advogada especializada em Direito e Processo Eleitoral, mestre em Direitos Humanos pela UFG.

Composição da mesa: Maira Luciene de Souza Melo (Procuradora da Assembleia Legislativa de Goiás)

10h45 – 12h Aberto para debate, discussão, perguntas e respostas.

Carga-horária: 4 horas (45 minutos corresponde a uma hora/atividade)

30/6/2022 – Quinta-feira

Local: Auditório 1 da Assembleia Legislativa de Goiás

Horário: 9h às 12h

Vagas: 67 vagas

9h – Apresentação: Daniel Boaventura França – Procurador da Assembleia Legislativa de Goiás;

9h05 – Palestra: Convenções Partidárias, Registro de Candidatura e Prestação de Contas Eleitoral – Advogado Danubio Remy – Advogado, mestre em Direito, especialista em Direito Público e Eleitoral.

Expositores: Glauco Borges, advogado eleitoral e Isac Silva, contador eleitoral.

11h – 12h Aberto para debate, discussão, perguntas e respostas.

Carga-horária: 4 horas (45 minutos corresponde a uma hora/atividade).

01/7/2022 – Sexta-feira

Local: Auditório 1 da Assembleia Legislativa de Goiás

Horário: 9h às 12h

Vagas: 67 vagas

9h – Apresentação: Daniel Boaventura França – Procurador da Assembleia Legislativa de Goiás;

9h05 – 11h Condutas vedadas às emissoras de rádio e de televisão na cobertura das eleições – específico para servidores da Imprensa e TV Alego) – Alexandre Azevedo

11h11 – 12h Aberto para debate, discussão, perguntas e respostas

Carga-horária: 4 horas (45 minutos corresponde a uma hora/atividade).

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

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