Nacional

Amapá volta a ter apagão dois meses após crise de energia elétrica

Publicado

em


source
Novo apagão no Amapá deixa 13 cidades sem energia elétrica
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Novo apagão no Amapá deixa 13 cidades sem energia elétrica

O Amapá voltou a registrar falta de energia elétrica  dois meses após crise que deixou cidade em apagão durante três semanas. Dos 16 municípios do estado, 13 estão sem luz nesta quarta-feira (13).

Segundo a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), o problema ocorreu por volta das 16h e os sistemas estão sendo reestabelecidos. Até o momento da publicação desta matéria, ainda existem localidades sem o serviço.

O ONS pontuou que às 16h38 os sistemas já estava restabelecidos e que estava acompanhando o restabelecimento da energia nas unidades consumidoras, que estava na metade da carga às 17h15, ou seja, ainda havia localidades sem o serviço.

A companhia alega que houve alguma falha na linha de transmissão de energia elétrica.

READ  Valor médio do Auxílio Brasil será de mais de R$ 400, diz ministro

A Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LTME) declarou que sofreu uma “ocorrência na linha de transmissão de Laranjal à Macapá” e que “a questão já foi resolvida”. O concessionária informa ainda que “disponibilizou as linhas de transmissão instantaneamente (em um minuto)” e que os equipamentos funcionam sem intercorrências.

Posicionamento da ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação da operação do Sistema Elétrico, incluindo o monitoramento do fornecimento de energia em todo o Brasil, informa que hoje, 13/01, às 15h53, houve o desligamento dos dois circuitos da linha de transmissão, em 230 kV, Laranjal – Macapá e das hidrelétricas de Ferreira Gomes, Cachoeira Caldeirão e Coaracy Nunes, com interrupção de 250 MW no estado do Amapá.

Às 16h38, toda a rede básica, ou seja, os sistemas que atuam em tensão igual ou superior a 230 kV, já estava restabelecida. O ONS continua acompanhando o restabelecimento por parte da distribuidora CEA. Até às 17h15, já tinham sido restabelecidos 110 MW de carga.

O ONS, em conjunto com os agentes envolvidos, irá elaborar o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) para um diagnóstico desta nova ocorrência no estado do Amapá.

READ  Rio assina declaração para reduzir investimento em combustível fóssil

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA