Cidades

Amma homenageia profissionais da limpeza urbana, com exibição de documentário no Dia do Gari (16/05)

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Goiânia (Amma), realiza, nesta segunda-feira (16/05), data em que é celebrado o Dia do Gari, uma homenagem aos profissionais da limpeza de ruas e praças. Na ocasião, será exibido no auditório da Amma, às 14h30, o curta-metragem “O artista invisível”, do diretor Ângelo Lima.

O documentário tem duração de 18 minutos, e seu protagonista é o servidor da Comurg Manoel Santos, que, desde seu ingresso na empresa, em 2006, trabalha na limpeza de rua.

Além da vida profissional de Manoel, o filme também apresenta o lado artístico do pintor. Nos 18 minutos do filme, as cenas mesclam o trabalho do gari e o trabalho do artista plástico, que não tem formação acadêmica, mas que pôde conviver com alguns artistas renomados, como Cléber Gouveia, que, além de pintor e escultor, atuou como professor no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás.

Segundo o presidente da Amma, Luan Alves, é gratificante realizar uma homenagem “a esses profissionais que prestam um trabalho valioso à cidade e que, aos olhos de muitas pessoas, são invisíveis”. Luan também destaca que as pessoas precisam se envolver na ação de limpeza das ruas: “não fazendo descarte irregular de nenhum tipo de resíduo”.

READ  Dia Mundial da Fotografia: conheça os profissionais da Agência Brasil

Sobre o porquê do filme, o diretor Ângelo Lima, que disse conhecer Manoel Santos há muitos anos, conta que seu objetivo é mostrar o personagem “na sua invisibilidade, no seu corre-corre na limpeza da cidade, que é algo tão essencial, mas, infelizmente, com pouquíssimo reconhecimento”. Aponta ainda que “o filme mostra também o lado artístico de Manoel”.

Agência Municipal de Goiânia (Amma) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA