Em 2026, a Prefeitura de Goiânia contabilizou mais de 42 mil atendimentos relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico). Executados pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) nas unidades de assistência social, os serviços incluem cadastramento, atualização de dados, desbloqueio de benefícios e orientações para acesso a programas sociais.
Entre janeiro e maio, foram realizados 8.486 novos cadastros de famílias e 23.813 atualizações cadastrais. A secretária municipal, Erizania Freitas, destaca a importância do CadÚnico como instrumento de acesso a políticas públicas: “O Cadastro Único é a principal porta de entrada para diversos programas sociais. Nosso objetivo é garantir atendimento humanizado, orientação adequada e atualização cadastral para que as famílias tenham acesso aos benefícios de forma regular e segura”.
A rede municipal de assistência social também emitiu 1.589 Carteiras do Idoso, documento que assegura gratuidade ou desconto em viagens interestaduais para pessoas com 60 anos ou mais e renda de até dois salários mínimos. Outros 3.993 atendimentos foram destinados ao desbloqueio de benefícios sociais, possibilitando a regularização de pendências e a retomada de auxílios por famílias contempladas.
A Semasdh ainda prestou atendimento a 3.478 usuários em busca do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos a partir de 65 anos e a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.
A Prefeitura reforça a orientação para que as famílias mantenham o CadÚnico atualizado, especialmente em casos de mudança de endereço, composição familiar, renda ou escola das crianças. O atendimento é realizado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) distribuídas pela capital, mediante agendamento ou procura direta, conforme a demanda de cada região.
“O CadÚnico permite identificar as necessidades das famílias e garantir acesso a benefícios e direitos fundamentais. A atualização do cadastro é um trabalho essencial para fortalecer a proteção social e promover mais dignidade para quem mais precisa”, afirma o prefeito Sandro Mabel.
Fonte: Prefeitura de Goiânia