Tocantins

Balanço das contas do Governo do Tocantins em 2020 é entregue para análise da Controladoria-Geral do Estado

Publicado

em


Balanço das contas do Governo do Tocantins em 2020 é entregue para análise da Controladoria-Geral do Estado

02/03/2021 – Gabriela Glória/Governo do Tocantins

A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) recebeu nessa segunda-feira, 1º de março, o Balanço Geral das Contas do Estado referente ao exercício financeiro de 2020. O levantamento serve de subsídio para compor o Relatório das Contas Consolidadas do Chefe do Poder Executivo Estadual, que será apresentado à Assembleia Legislativa. A Casa de Leis é responsável pelo julgamento das contas do Governo do Tocantins.  

A entrega foi feita pela diretora de Demonstrações Contábeis da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Sorayma Soares de Almeida Viana, ao superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno da CGE-TO, Benedito Martiniano da Costa Neto. Também acompanhou a entrega a gerente de Análise, Demonstração e Consolidação das Contas, Lúcia Helena Queiroz Lima Câmara.  
   
O superintendente explica que com os dados apresentados no balanço o Governo cumpre a Lei nº 1.284/2001 (Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado) e a Constituição. “O balanço demonstra, por meio de dados e informações técnicas, os resultados alcançados com a aplicação dos recursos públicos nas funções, subfunções, programas e ações de Governo no exercício anterior”, esclarece.  

Antes do Governo formalizar a entrega dessas contas ao Legislativo, a Controladoria analisa os dados e elabora um relatório consolidado que vai compor o processo. “A protocolização na Assembleia representa a última etapa da prestação de contas do Executivo, sendo que antes do julgamento dos parlamentares, a Casa de Leis à submete ao julgamento do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins”, explica o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo do Tocantins antecipa pagamento e salário dos servidores estará disponível para saque neste sábado
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA