Cidades

Caiado projeta investimentos acima de R$ 60 bilhões em 10 anos com CETF, em Anápolis

Publicado

em


O governador Ronaldo Caiado e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinaram, nesta quinta-feira (15/7), o Memorando de Entendimento (MoU) para a implantação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária (CETF), em Anápolis. Projetada para ser o maior complexo tecnológico e de inovação deste modal na América Latina, a estrutura deve receber investimentos superiores a R$ 60 bilhões em 10 anos.

“É a grande virada que vai ocorrer em Anápolis”, projetou Caiado. A expectativa é de que sejam criadas, em território goiano, soluções para a eficiência do transporte sobre trilhos de todo o país. “Talvez as pessoas não tenham noção da importância, do quanto isso será emblemático para o Estado e para o município. É um dos melhores prognósticos, porque seremos referência”, explicou Caiado. A consequência, arrematou, é a geração de empregos, formação qualificada e atração de investimentos.

“Vamos formar as melhores cabeças para discutir o avanço das ferrovias Brasil afora”, garantiu o governador. O complexo será implantado e mantido com recursos de concessionárias do setor, depositados em um fundo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Não existe nada parecido, já que o sustento será garantido por empresas do ramo. O desenvolvimento que isso trará é inimaginável”, pontuou.

A estrutura ficará no Centro de Convenções de Anápolis, local estratégico sob ponto de vista logístico por estar às margens da BR-060, próximo ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e da ferrovia Norte-Sul. “Não tem lugar melhor. Aqui não terá só o apoio acadêmico, mas da indústria, que muitas vezes recorre a laboratórios do exterior para fazer seus ensaios. Não será mais preciso, pois vamos trazer essa estrutura para cá”, definiu o ministro Tarcísio de Freitas. “Vamos transformar vidas, desenvolver ciência e tecnologia”, complementou.

O ministro contou que a assinatura do memorando só virou realidade porque Caiado pleiteou a demanda junto ao governo federal. “Não fomos nós que tivemos a ideia de trazer [o Centro de Excelência] para cá, foi ele”, creditou. Em resposta, o governador agradeceu a maneira com que a gestão do presidente Jair Bolsonaro investe na capacidade empreendedora dos goianos. “Nosso reconhecimento pelo quanto ele tem investido no nosso Estado”, resumiu ao citar, como exemplo, a recente concessão da Ferrovia Norte-Sul.

O CETF deve começar a operar ainda neste ano. A criação é fruto da articulação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), junto ao Ministério da Infraestrutura. No local serão desenvolvidos testes acelerados e padronização de tecnologia ferroviária, além de treinamentos e de pesquisas científicas.

READ  Apoio de Caiado pode eleger o prefeito de Novo Gama, diz Instituto iGape

Secretário-chefe da Governadoria, Adriano da Rocha Lima explicou que a iniciativa torna o Estado mais competitivo e o põe na vanguarda do desenvolvimento tecnológico. “É um setor que nunca foi muito explorado no Brasil, e isso demandará pesquisas. São engenheiros, técnicos, operadores e toda a cadeia do setor”, explicou o secretário. “Não podemos chegar e modificar algo sem testar antes. Até então, isso era mandado para os Estados Unidos com custo altíssimo e ainda levava tempo. Pela primeira vez na América Latina, vamos fazer esse trabalho”, destacou.

“O CETF vai transformar Goiás, mudar a nossa realidade. Abrirá oportunidade para que pesquisadores desenvolvam novos produtos e tecnologias”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira. “É esperado também que especialistas do Brasil todo venham para cá, fazendo com que uma força de engenharia seja formada dentro do Estado. Isso cria, de fato, um polo goiano de capacidade logística referência no país”, ressaltou.

Operação

Com a assinatura do MoU, o Governo de Goiás cede o espaço dentro do Centro de Convenções de Anápolis para a instalação do CETF, enquanto o Ministério da Infraestrutura ficará responsável pela gestão. A estrutura poderá atender todas as concessionárias do Brasil, como a Rumo e a Vale do Rio Doce.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) contribuem para a formação e capacitação técnica e científica dos operadores do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária, que ocuparão as vagas abertas com a inauguração. As instituições de ensino também terão espaço para conduzir pesquisas sobre o setor ferroviário.

O deputado federal Major Vitor Hugo elogiou Caiado pela iniciativa do empreendimento. “Sabemos que essa ideia foi concebida pelo senhor, governador, meus parabéns. É mais uma forma de trazer o Estado para o centro das principais discussões do nosso país.” Já o senador Luiz do Carmo afirmou que “só o trabalho vence desafios”, em referência às ações desenvolvidas pelos governos federal e estadual.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, declarou que o evento faz parte das comemorações do 114º aniversário do município, celebrado no próximo dia 31 de julho. Ele definiu como acertada a escolha da região para receber o Centro de Excelência, não só pela vantagem geográfica. “Somos a capital industrial do Estado. O grande diferencial é o nosso povo”, disse.

READ  Observatório da Goiás Turismo divulga Censo Hoteleiro de Goiânia nesta quinta

Correios

“É um importante hub de conexão entre os diversos setores da economia nacional”, salientou o presidente do Correios, general Floriano Peixoto. “Investir na integração de modais de transporte foi uma decisão extremamente lúcida e inteligente do governador Caiado e do ministro Tarcísio, para garantir o desenvolvimento da região e das empresas aqui instaladas”, avaliou.

A localização geográfica de Goiás atrai outros segmentos. Durante o evento, o general Floriano Peixoto anunciou que a instalação da Agência Empresarial dos Correios, no Daia, deve ser inaugurada em setembro. A nova unidade tem o objetivo de dar suporte às empresas situadas no polo logístico. O Estado, disse, é “ponto de passagem obrigatória de um corredor de negócios estratégico do país”.

Ele ainda anunciou novos investimentos da empresa no Estado: galpões para ajudar na logística de transporte, Centro Internacional dos Correios, além dos que já existem no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, após a conclusão do aeroporto de carga do município e trazer o centro de transporte da estatal para Anápolis, já que o de Brasília está saturado. “São projetos que os Correios têm, acreditando na seriedade e em tudo que é levado pela administração estadual”, garantiu.

Estiveram presentes no evento os deputados federais Zacharias Calil e Adriano do Baldy; os deputados estaduais Amilton Filho e Rafael Gouveia; os presidentes Hélio Paes de Barros (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero), Rubens Fileti (Associação Comercial, Industrial e Serviços do Estado de Goiás – Acieg),  Álvaro Dantas (Associação Comercial e Industrial de Anápolis – Acia),  Wilmar Jardim (Câmara de Dirigentes Lojistas de Anápolis – CDL) e Leandro Ribeiro (Câmara de Vereadores de Anápolis); o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido; a vice-reitora e reitora eleita da Universidade Federal de Goiás (UFG) Sandramara Matias Chaves; os diretores Márcio Medeiros (administração da Valec) e Ismael Trinks ( transporte ferroviário do Ministério da Infraestrutura); e os comandantes coronel Paulo Roberto de Oliveira (3º Comando Regional da Polícia Militar de Anápolis), e Eduardo (Corpo de Bombeiros).

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA