Geral

Civis e militares se reúnem para celebrar Dia da Bandeira

Publicado

em


Ao meio dia em ponto – conforme previsto na Lei nº 5.700, de 1971, que trata sobre a forma e apresentação dos símbolos nacionais –, autoridades militares e civis se reuniram nesta sexta-feira (19) para o hasteamento de um dos principais símbolos de representação do Brasil: a Bandeira Nacional. A solenidade foi na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a presença do vice-governador Paco Britto e do secretário de Segurança, Júlio Danilo Ferreira.

Cerimônia de hasteamento reuniu militares e autoridades do governo | Foto: Jacqueline Husni/Agência Brasília

O Hasteamento da Bandeira ocorre mensalmente, porém, neste mês, a data foi escolhida para coincidir com o Dia da Bandeira, comemorado em 19 de novembro. A solenidade visa fomentar o espirito cívico w incentivar atos de patriotismo, além de divulgar, difundir e promover os símbolos da pátria.

“A Bandeira é a identidade nacional e representa o amor e o compromisso com nossa gente”, destacou o vice-governador. Paco foi o responsável pelo hasteamento da Bandeira do Brasil, ao lado do secretário de Governo, José Humberto Pires, que hasteou a Bandeira do Distrito Federal, e do secretário de Segurança Pública, que hasteou a bandeira da SSP, além de representantes das forças de segurança pública do DF – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Detran –, cada um responsável pelo hasteamento do símbolo da instituição que representava no evento.

READ  Balança comercial goiana tem maior superávit dos últimos 26 anos

Além da liturgia cívica com o Hino Nacional e o Hino da Bandeira entoados pela banda da Polícia Militar do DF, a solenidade contou com a incineração das bandeiras em más condições – outra tradição da data. A Bandeira Nacional foi instituída em 19 de novembro de 1889 pelo marechal Deodoro da Fonseca, chefe do governo provisório, quatro dias após a proclamação da República.

Homicídios em queda

O secretário de Segurança aproveitou o evento para comentar sobre a queda no número de homicídios no DF – índice que, em 2021, de acordo com ele, já é o menor dos últimos 21 anos. “Mês passado tivemos o melhor outubro dos últimos anos, com os menores índices de homicídio, e caminhamos para ter o melhor ano, desde o início do levantamento, o que mostra o empenho dos que compõem todo o sistema de segurança do DF”, disse.

Segundo dados da SSP, o número de vítimas de homicídio e de crimes violentos letais intencionais (CVLIs) – categoria que engloba homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – foi de 36. Em relação a outubro do ano passado, quando 42 pessoas foram vítimas desses crimes, a redução chega a 14,3%.

READ  Luzes apagadas em quatro cidades nesta quarta-feira (14)

“Esse novo modelo de gestão tem tido muito sucesso”, enfatizou Paco Britto, ao comentar os números que registram a redução da criminalidade. Em sua avaliação, esse resultado reflete “respeito e compromisso do governador Ibaneis Rocha com a segurança pública e com instituições que dela fazem parte”.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA