Cidades

Confira cinco formas de continuar se protegendo da Covid-19

Publicado

em


Goiânia tem quase 900 mil doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas e segue com determinações municipais para evitar a propagação da doença. Porém, continuar com a rotina de cuidados que visam reduzir os índices de transmissão é uma medida individual que deve ser encarada como uma questão de proteção coletiva.

Por isso, destacamos cinco formas de continuar se protegendo da Covid-19 e, por extensão, aos outros. São ações simples que podem frear a disseminação do vírus e permitir uma volta segura à rotina e atividades socioeconômicas.

1 – Evite aglomerações e respeite o distanciamento social

De acordo com o Decreto nº 3.604/2021, publicado na última semana, o funcionamento de atividades como bares, restaurantes, panificadoras, celebrações religiosas, parques e afins deve obedecer critérios rigorosos de capacidade e distanciamento. Normas que precisam ser seguidas tanto pelos proprietários e administradores quanto frequentadores. 

Por isso, quando for ao bar ou restaurante, respeite a capacidade máxima de oito pessoas por mesa, além do distanciamento mínimo de 2m entre as mesas. Na padaria e supermercado, não consuma alimentos em pé e respeite as marcas de distanciamento dispostas na fila do caixa. Não promova e não participe de eventos que desrespeitem as normas preconizadas em decreto e aglomerações em espaços públicos e privados. O funcionamento de boates, casa de shows musicais e congêneres continua suspenso. 

READ  O vice-prefeito Lucas do Galdino (MDB), recebe apoios importantes para sua Pré-Candidatura em Bonfinópolis

Nos espaços municipais de lazer, como Mutirama e Zoológico, respeite o distanciamento permitido, tanto na fila, quando dentro do parque. Observe também que, conforme disposto em decreto, cinemas, teatros e circos também seguem limite de 50% de ocupação máxima justamente para evitar aglomerações. 

2 – Use máscara

Parece repetitivo, mas essa é uma medida que, após um ano de pandemia, muita gente ainda esquece: o uso da máscara! O item é parte importante do conjunto de estratégias que visam interromper a disseminação do vírus e, assim, salvar vidas! O uso da máscara continua obrigatório nos espaços públicos, como parques, zoológico e estabelecimentos comerciais. Ou seja, saiu de casa, não se esqueça da máscara! O desrespeito à medida está sujeito à multa no valor de R$ 110,00, lavrada pelas equipes de Fiscalização da Prefeitura.

3 – Higienize suas mãos

Higiene nunca fez mal a ninguém e, na pandemia, é uma importante medida para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Continue higienizando suas mãos com frequência, usando sabão e água ou álcool em gel. Vale levar um frasquinho na bolsa, não deixar de usar o totem disponibilizado na porta dos estabelecimentos comerciais nem o spray na mesa do restaurante. 

READ  Projeto de Alfabetização de Adultos terá novas turmas em 2022

4 – Chegou a hora da segunda dose da vacina? Então, não deixe de se imunizar!

A segunda dose dos imunizantes que exigem duas aplicações garante a eficácia da vacina, uma vez que aumenta a resposta do sistema imunológico. Então, se chegou a hora de tomar o reforço, não deixe de vacinar! Goiânia tem quase 23% da população com idade superior a 18 anos imunizada e disponibilizou todo o cronograma para julho, além de sete postos de vacinação em todas as regiões da capital. Confira as datas e endereços no site oficial da Prefeitura. 

5 – Continue com os cuidados após a vacina

Tomou a segunda dose? Ótimo, continue com os cuidados! As medidas de prevenção devem seguir mesmo após a imunização, reduzindo a transmissão do vírus. Ou seja, nada de aglomerar e sair por aí sem máscara!

Proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor com medidas simples, porém eficazes de precaução. Seguir os protocolos vai nos permitir voltar mais rápido à nossa rotina. Caso perceba qualquer descumprimento das normas de segurança, denuncie pelo aplicativo Prefeitura 24 horas, números 161 da Amma ou 153 da Guarda Civil Metropolitana (GCM). 

Luciana Gomides, Diretoria de Redação

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA