Geral

DF conquista 20 medalhas nos jogos universitários

Publicado

em


“Todos os desafios de fazer esses JUBs em Brasília valem a pena quando podemos ver nossos atletas mais uma vez se destacando nas quadras, pistas, mesas e piscinas” Rodrigo Maués, presidente da Fesu-DF

Chegou ao final, nesse domingo (17), a 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que contou com a participação de quase 4 mil atletas de todo o país e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). A delegação do Distrito Federal fez bonito no evento, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), e conquistou 20 medalhas – oito de ouro, cinco de prata e sete de bronze – em oito modalidades, entre coletivas e individuais.

De acordo com a Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu-DF), 116 atletas de três universidades – Centro Universitário Estácio, Centro Universitário Iesb e União Pioneira de Integração Social (Upis) – participaram da competição. “Todos os desafios de fazer esses JUBs em Brasília valem a pena quando podemos ver nossos atletas mais uma vez se destacando nas quadras, pistas, mesas e piscinas”, afirmou o presidente da federação, Rodrigo Maués.

Ana Luiza França ganhou a medalha de ouro na luta profissional | Foto: Divulgação/Secretaria de Esporte e Lazer

Nos esportes coletivos, a capital federal sagrou-se campeã em três modalidades com equipes formadas pelo Iesb: basquetebol masculino (primeira divisão) e feminino (segunda divisão) e futsal masculino (primeira divisão). Já as atletas da Estácio, no handebol feminino (segunda divisão), levaram a medalha de prata. As premiações de equipes ocorreram ao longo do último dia do evento, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

READ  Programa Reformar garante quadras prontas em Rio Verde para jogos escolares

“Foram dias de muito trabalho e comprometimento para entregar essa edição incrível, que marcou a retomada do esporte na capital do país”, avalia a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. “Nossos jovens se entregaram nas disputas, que ocorreram em estruturas compatíveis com a importância do evento. Após 15 anos, os Jogos Universitários Brasileiros retornaram neste ano com toda a segurança possível, conforme nosso governador Ibaneis Rocha havia determinado.”

Boa atuação

Nas modalidades individuais, o wrestling (luta profissional) garantiu mais um ouro à delegação do DF. Ana Luiza Pereira França, estudante da Estácio, se preparou bastante no Rio de Janeiro para conquistar a medalha, na categoria até 62 kg, sem tomar um ponto durante o embate. “Fiquei muito orgulhosa de mim mesma por ter sido campeã e atleta destaque da competição”, disse. “Foi muito bom para o meu treinador, para a minha equipe, um marco muito bonito em nossa trajetória.”

Outra modalidade que colocou Brasília em destaque foi a natação. Luana Obino Abreu Ribeiro e Luiza Gomes Celidonio conquistaram, respectivamente, quatro e três pódios. A primeira, que representa a Upis, cruzou a piscina em primeiro lugar, nas provas de 50m e 100m borboleta e 50m e 100m nado livre. Já Luiza, aluna do Iesb, ficou em segunda colocação nos 50m peito e em terceira nos 200m peito e 100m peito. Arthur Olinto de Menezes Santos, da Upis, completou o trio de medalhistas brasilienses, com o ouro nos 100m livre.

READ  Bruno Peixoto e Cairo Salim entregaram medalhas e certificados do Mérito Legislativo nesta sexta-feira, 10

A equipe da Upis no atletismo concluiu a edição com seis medalhas. Ester dos Santos Moura ficou com a prata nos 400m e o bronze nos 200m, enquanto Delcides Sobrinho Lima Ferreira faturou a prata nos 40m com barreiras. Maxuel Ferreira ganhou bronze no lançamento de disco, Adson Quintino Sousa conquistou o bronze nos 400m e Ana Luísa Oliveira ficou em terceiro lugar na marcha atlética de 5 mil metros. O tênis de mesa em dupla também levou o bronze.

A maior competição universitária da América Latina entregou, no total, mais de 2 mil medalhas. Participaram 3,5 mil atletas de 271 instituições de ensino nacionais, que se enfrentaram em 26 modalidades. Foram contratadas 35 mil diárias de hotéis, 68,5 mil refeições e alugados 200 carros e ônibus. No próximo ano, a CBDU projeta regularizar o calendário de competições universitárias com os jogos nacionais em anos pares.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA