Cidades

Em Maratona da Limpeza, Prefeitura de Goiânia retira raízes de calçadas para evitar prejuízos à acessibilidade de pedestres

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), retira dezenas de raízes de árvores em calçadas, em diferentes bairros da capital, durante a 1ª Maratona da Limpeza, que beneficia 700 bairros da cidade, em tempo recorde de 30 dias.

O trabalho de retirada de tocos, com a ajuda de dois tratores destocadores, é feito mediante solicitação do morador e parecer técnico da Saneago, com o objetivo de evitar que a raiz presa ao solo danifique calçadas e prejudique a acessibilidade dos pedestres.

Paralelo aos serviços da Maratona, a Comurg retira até dez unidades por dia. Todo resíduo é encaminhado para o Aterro Sanitário. O presidente da Companhia, Alisson Borges, explica que o serviço está incluso na programação rotineira do órgão, e ressalta os trâmites que o munícipe deve seguir para solicitar o serviço.

Primeiramente, o contribuinte, ao gerar a solicitação na Comurg, via requerimento, se compromete a fazer os reparos necessários nas calçadas e, dependendo do impacto ambiental, o plantio de nova espécie adequada para o perímetro urbano.

READ  4º Mutirão Governo de Goiás realiza 123 mil atendimentos na região Leste de Goiânia

Em seguida, a Comurg contata a Saneago, para emissão de parecer técnico sobre a viabilidade do serviço, já que há risco de comprometer a tubulação interna. “Além de garantir segurança aos pedestres, a retirada de raízes é essencial para a paisagem urbana. São tocos de árvores que foram retirados após terem saúde comprometida, conforme laudo técnico da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)”, pontua Alisson Borges.

*Solicitação*
Nesta semana, a força-tarefa para arrancar raízes de calçadas beneficia os setores da Região Norte, como Jardim Colorado, Vila João Vaz, Vila União, Jardim das Rosas e Conjunto Vera Cruz, onde já foram removidas mais de 15 unidades de grande profundidade.

O cidadão pode entrar em contato com a Comurg, via teleatendimento: 3524-8500 ou 3524-8555, para verificar a documentação necessária para solicitar o serviço. A Comurg atende até 300 solicitações por mês, e o serviço é gratuito.

Foto: Luciano Magalhães/Comurg

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA