Geral

Emater e Bombeiros unidos na preservação das abelhas

Publicado

em


Por meio de uma parceria com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a Emater-DF está capacitando cerca de 30 militares da corporação em manejo sustentável de enxames. Com 40 horas de duração, o curso foi uma demanda do Corpo de Bombeiros, que atende diariamente várias ocorrências relacionadas às abelhas com ferrão. Diante da importância ambiental desses insetos, surgiu a necessidade de capacitação sobre o correto manejo dos enxames.

“O curso visa ensinar como apanhar esses insetos e colocá-los em caixas, para posteriormente reintegrá-los à área rural. O objetivo é não eliminar as abelhas, mas preservar as espécies, que são fundamentais para o desenvolvimento de todo o ecossistema”Névio Guimarães, extensionista rural da Emater-DF

Com a capacitação, a captura dos enxames terá uma correta destinação, seja para uma área de preservação ou mesmo para entrega a apicultores. “O corpo de bombeiros tem uma demanda muito grande de retirar abelhas da área urbana. A forma que eles encontraram de fazer essa retirada com segurança e rapidez era por meio da eliminação desses enxames”, explica o extensionista rural da Emater-DF Névio Guimarães, um dos instrutores do curso.

READ  Emater recolhe embalagens de agrotóxicos

Ele afirma que, como a Emater trabalha com orientações sobre a criação e manejo de abelhas, a empresa foi convidada para ministrar o curso e assim incentivar a preservação das abelhas Apis melíferas, abelhas que possuem ferrão. “O curso visa ensinar como apanhar esses insetos e colocá-los em caixas, para posteriormente reintegrá-los à área rural. O objetivo é não eliminar as abelhas, mas preservar as espécies, que são fundamentais para o desenvolvimento de todo o ecossistema”, destaca Guimarães.

O curso segue até essa sexta-feira (22) e contará ainda com atividades práticas que serão realizadas na quinta e na sexta-feira, na área rural do PAD-DF. Nas aulas práticas os participantes aprenderão sobre o manejo para captura de enxames em diversos ambientes, além da colocação na caixa e a realização do transporte com segurança.

Ocorrências

Segundo o sargento Rocha, um dos participantes do curso, há quartéis do corpo de bombeiros que recebem de 10 a 15 ocorrências com abelhas por dia. “Dependendo da época do ano e da localização do quartel, essas ocorrências podem ser maiores ou menores, mas asseguro que diariamente recebemos esse tipo de demanda”, afirma.

READ  No Palácio Araguaia, Governador do Tocantins recebe embaixador da Irlanda para tratar sobre parcerias e intercâmbios

Ele ressalta que, muitas vezes, há situações em que a vida humana fica em risco devido ao ataque de abelhas. “Nem sempre a relação abelha e ser humano é harmoniosa e são incontáveis os casos de ataque de enxames a seres humanos. Elas muitas vezes estão se defendendo ou migrando de território. Nós, humanos, somos quem invadimos o espaço delas primeiro”, diz o sargento.

Durante o primeiro dia do curso, alguns participantes compartilharam situações que já passaram durante as capturas. Embora haja profissionais especializados dentro da corporação, o número de bombeiros capacitados ainda é pequeno diante da alta demanda.

De acordo com a cabo Lucília Pinón, a maior dificuldade é fazer a captura do enxame. “Muitas vezes não conseguimos fazer a captura por falta de conhecimento em relação às abelhas. Infelizmente acabávamos tendo que eliminar o enxame, o que é um grande prejuízo para a natureza”, afirma. “É bem recorrente esse tipo de ocorrência no nosso dia a dia, por isso a importância desse curso”, destaca.

*Com informações da Emater-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA