• redacao@gazetadoestado.com.br

Distrito Federal

Escola de Planaltina cria rádio web para atrair alunos às aulas

Publicado

em


Com a suspensão das aulas presenciais em 2020, o diretor Volemar Ornelas, do Centro Educacional (CED) Taquara, em Planaltina, assistiu ao distanciamento dos estudantes. Mesmo com o uso da plataforma Google Sala de Aula e a distribuição do material impresso, os estudantes não mantinham contato. Nesse cenário, surgiu a Rádio Web CED Taquara, núcleo rural da região administrativa.

A criatividade do CED é tema, nesta semana, do podcast EducaDF, da Secretaria de Educação do Distrito Federal.  Mostra como a criação da emissora de comunicação pela internet ajudou a informar os estudantes sobre as atividades da escola. O episódio também fala a respeito das principais ações da pasta quanto à Educação do Campo. Confira o podcast  nas plataformas de áudio.

“Já utilizávamos um plano de ação, e a escola se dividiu em grupos para visitas, mas a rádio foi decisiva para alcançá-los”Volemar Ornelas, diretor do Centro Educacional Taquara

“Cerca de 70% dos nossos estudantes moram no campo. A intenção foi contribuir para a busca ativa deles. Já utilizávamos um plano de ação, e a escola se dividiu em grupos para fazer visitas, mas a rádio foi decisiva para alcançá-los”, explica Volemar. A busca ativa escolar é uma estratégia utilizada para identificar os estudantes que se encontram em risco de evasão escolar ou fora da escola.

Novidades na Educação do Campo

READ  Unidades básicas de saúde continuam testando para covid-19

O gerente da Educação do Campo da Secretaria de Educação, Daniel Higino, reconhece os desafios dessa modalidade e elogia o comprometimento e criatividade dos professores, principalmente quanto à motivação dos estudantes do campo. “Temos estimulado os inventários histórico-sociais, ambientais e culturais. Durante a Semana Pedagógica, os professores foram orientados e a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) está oferecendo oficinas sobre os inventários. Além disso, no dia 14 de abril, haverá o lançamento das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo”, destaca.

 O diretor Volemar, do CED Taquara, concorda que a Educação do Campo tem especificidades que exigem ações diferenciadas. “Em meio aos desafios, em 2020, tivemos um estudante da Educação de Jovens e Adultos que foi alfabetizado por meio da plataforma virtual. Essas vitórias reforçam nossa vontade em buscar soluções. Os objetivos da Rádio Web foram atingidos e a iniciativa que conta com professores de diversas disciplinas, estudantes e orientadores terá continuidade em novo formato”, afirma.

Para o professor Alexandre Lopes de Sousa, “o objetivo ainda será o de levar à comunidade as informações da unidade escolar. Às vezes, uma família que não teve acesso ao programa é avisada por um vizinho de outro sítio e a escola consegue alcançá-los”, diz.

Serviço

READ  Escola de Governo oferece atualização para leiloeiros

Lançamento das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo, no Canal Educa DF no YouTube.

Data e horário: 14 de abril, às 19h.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA