Distrito Federal

Escola de Planaltina cria rádio web para atrair alunos às aulas

Publicado

em


Com a suspensão das aulas presenciais em 2020, o diretor Volemar Ornelas, do Centro Educacional (CED) Taquara, em Planaltina, assistiu ao distanciamento dos estudantes. Mesmo com o uso da plataforma Google Sala de Aula e a distribuição do material impresso, os estudantes não mantinham contato. Nesse cenário, surgiu a Rádio Web CED Taquara, núcleo rural da região administrativa.

A criatividade do CED é tema, nesta semana, do podcast EducaDF, da Secretaria de Educação do Distrito Federal.  Mostra como a criação da emissora de comunicação pela internet ajudou a informar os estudantes sobre as atividades da escola. O episódio também fala a respeito das principais ações da pasta quanto à Educação do Campo. Confira o podcast  nas plataformas de áudio.

“Já utilizávamos um plano de ação, e a escola se dividiu em grupos para visitas, mas a rádio foi decisiva para alcançá-los”Volemar Ornelas, diretor do Centro Educacional Taquara

“Cerca de 70% dos nossos estudantes moram no campo. A intenção foi contribuir para a busca ativa deles. Já utilizávamos um plano de ação, e a escola se dividiu em grupos para fazer visitas, mas a rádio foi decisiva para alcançá-los”, explica Volemar. A busca ativa escolar é uma estratégia utilizada para identificar os estudantes que se encontram em risco de evasão escolar ou fora da escola.

Novidades na Educação do Campo

READ  Manutenções preventivas chegam a Planaltina e Guará

O gerente da Educação do Campo da Secretaria de Educação, Daniel Higino, reconhece os desafios dessa modalidade e elogia o comprometimento e criatividade dos professores, principalmente quanto à motivação dos estudantes do campo. “Temos estimulado os inventários histórico-sociais, ambientais e culturais. Durante a Semana Pedagógica, os professores foram orientados e a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) está oferecendo oficinas sobre os inventários. Além disso, no dia 14 de abril, haverá o lançamento das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo”, destaca.

 O diretor Volemar, do CED Taquara, concorda que a Educação do Campo tem especificidades que exigem ações diferenciadas. “Em meio aos desafios, em 2020, tivemos um estudante da Educação de Jovens e Adultos que foi alfabetizado por meio da plataforma virtual. Essas vitórias reforçam nossa vontade em buscar soluções. Os objetivos da Rádio Web foram atingidos e a iniciativa que conta com professores de diversas disciplinas, estudantes e orientadores terá continuidade em novo formato”, afirma.

Para o professor Alexandre Lopes de Sousa, “o objetivo ainda será o de levar à comunidade as informações da unidade escolar. Às vezes, uma família que não teve acesso ao programa é avisada por um vizinho de outro sítio e a escola consegue alcançá-los”, diz.

Serviço

READ  Caesb suspende atendimento público nos escritórios

Lançamento das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo, no Canal Educa DF no YouTube.

Data e horário: 14 de abril, às 19h.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA