Geral

GDF recupera ponte que dá acesso à Comunidade Boa Vista – Agência Brasília

Publicado

em


A ponte que dá acesso à Comunidade Boa Vista, na Fercal, está em reforma. As obras, iniciadas na última segunda-feira (24), seguem ao longo desta semana com a força de trabalho dos servidores do Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF), GDF Presente e administração regional local.

Passagem que dá acesso à Comunidade Boa Vista precisou ser interditada devido às chuvas; cerca de 20 pessoas trabalham na reforma para melhorar a mobilidade na região | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“O forte volume das chuvas causou o desmoronamento do aterro da ponte, impedindo a passagem para o local. A intervenção rápida da administração e parceiros vai garantir a segurança e o acesso dos moradores da região nos próximos anos”Fernando Gustavo, administrador da Fercal

Ao todo, cerca de 20 pessoas trabalham na região para deixar tudo na mais perfeita condição para que carros e pedestres voltem a circular normalmente. A intervenção do governo vai beneficiar, diretamente, cerca de dois mil moradores.

“O forte volume das chuvas causou o desmoronamento do aterro da ponte, impedindo a passagem para o local. A intervenção rápida da administração e parceiros vai garantir a segurança e o acesso dos moradores da região nos próximos anos”, tranquiliza o administrador regional  da Fercal, Fernando Gustavo.

“Fizemos uma estrutura com material reforçado nesse aterro utilizando barras de ferro e blocos de concreto para conter a erosão”, detalha o chefe do 1º Distrito do DER-DF, Alessandro Ribeiro de Souza.

READ  Edição 2959

A segunda etapa dos trabalhos consiste no nivelamento da pista com cascalho e brita, instalação das muretas laterais da ponte e sinalização da região com placas. Duas lombadas feitas com terra, uma de cada lado da pista, serão feitas, tanto para diminuir a velocidade dos carros quanto para desviar o curso da água da chuva para o córrego.

Segundo o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves, uma verdadeira operação de guerra foi montada para trazer as sete pesadas barras de aço e seis placas de concreto utilizadas na recuperação da passagem.

“Logo cedo foi realizada vistoria, pela engenharia do DER, para avaliação de danos na estrutura e discutida a forma de abordagem para a melhor solução”, conta o coordenador do GDF Presente. “Na sequência, foi iniciada a limpeza da área comprometida e, relacionado aos materiais necessários, foi preciso puxar essas pesadas barras de ferro com a pá carregadeira. Cada uma tem 13 metros de comprimentos e pesa toneladas”, explica.

Rotina alterada

Há 25 anos vivendo na região, o aposentado Antônio Carlos Feijó de Carvalho, 56 anos, elogiou a presteza do GDF em ajudar. “Foi uma mobilização enorme para resolver o problema o mais rápido possível, cheio de homens e maquinário”, destaca. “Agora, com essa intervenção feita pelo governo, o problema está resolvido.”

READ  Edição Edição 3746

Dono há dez anos de um pequeno comércio próximo à ponte que dá acesso à Comunidade Boa Vista, Indalécio Miranda de Lima, 60 anos, disse que a interdição na pista atrapalhou o movimento em sua pequena mercearia, mas elogiou a ação rápida do GDF.

“Com a ponte fechada não tinha como as pessoas chegarem ao meu estabelecimento, foram tensos esses dias”, narra. “Ainda bem que os trabalhos foram bem atuantes nos últimos dias e a passagem foi liberada”, agradece.

Veja mais ações do GDF Presente:

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA