Política

Governadoria propõe mudanças de nomenclatura em instituições de ensino de Planaltina

Publicado

em


O Executivo Estadual enviou a Assembleia Legislativa de Goiás, no último dia 21, o projeto de lei nº 661/22, que trata da criação e mudança de nome de alguns estabelecimentos de ensino do Sistema Estadual de Educação. Segundo a matéria, a proposta objetiva promover a regularização das instituições de ensino pertencentes à Coordenação Regional de Educação de Planaltina/GO.

A Governadoria do Estado explica que uma das mudanças é para regularizar a situação do Colégio Estadual Complexo 10, que, apesar de instalado e em funcionamento desde janeiro de 1998, em Planaltina, não há lei que verse sobre a criação desse estabelecimento de ensino.

Além disso, o projeto de lei estabelece que a partir desse ano, o nome do colégio mudará para Escola Estadual Cívico-Militar Professora Lourdete de Fátima de Paiva Sutir. “Destaco que a homenagem a ser prestada à Professora Lourdete conta com a autorização de seus familiares”, destaca o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Ainda, a matéria promove a mudança de nomenclatura das seguintes unidades de ensino: Escola Estadual Complexo 01 para Colégio Estadual Alfa; Escola Estadual Complexo 03 para Centro de Ensino em Período Integral Evolução; Escola Estadual Complexo 05 para Colégio Estadual Albert Einstein; e Escola Estadual Complexo 07 para Colégio Estadual Sete Leste.

READ  Alego recebe mostra de fotos sobre beleza da mulher negra

“De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a alteração é necessária para afastar a imagem pejorativa decorrente da associação do termo “complexo” aos complexos presidiários. É um quadro que há muito gera desconforto às comunidades envolvidas”, justifica a Governadoria.

A matéria se encontra em tramitação na Comissão Mista, onde aguarda a devolução do pedido de vistas de diversos parlamentares, para então apreciar o relatório do deputado Tião Caroço (União Brasil). Caso aprovado, o projeto será encaminha para duas fases de votação no plenário.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA