Tocantins

Governo do Tocantins busca ferramenta tecnológica para criar sistema integrado de informações do agronegócio

Publicado

em


Governo do Tocantins busca ferramenta tecnológica para criar sistema integrado de informações do agronegócio

26/02/2021 – Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), juntamente com a Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI), busca criar um sistema de informação integrada no segmento agropecuário tocantinense, um banco de dados. Inicialmente, as instituições se reuniram, nesta quinta-feira, 25, para dar início à criação do projeto-piloto informatizado sobre as tecnologias do plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – ABC no Tocantins.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Seagro, Valéria Mota, o projeto-piloto tem como objetivo atuar na consolidação de dados e disponibilizar informações sistematizadas e geoprocessadas na estrutura do governo. “A intenção é subsidiar o planejamento e as tomadas de decisões de gestão no agro, além de promover agilidade e transparência. Com isso, será criado um banco de dados, que possa transformar em indiciadores e disponibilizar aos produtores rurais e aos interessados em geral”, informou.

Para o gerente de Agricultura de Baixo Carbono da Seagro, Marcelo Marcelino, a demanda de informação é crescente. A disponibilidade de sistemas de dados espaciais e o crescimento rápido das tecnologias geoespaciais, tudo isso, utiliza-se como ferramenta para auxiliar a agricultura e pecuária. “Portanto, a intenção é que as ferramentas como servidores de mapa, web, clientes desktop, entre outras, possam contribuir com a sustentabilidade produtiva no meio rural”, pontuou.

O vice-presidente Executivo da ATI, Pedro Luís de Oliveira, explicou que entre os serviços emergentes no mundo e o avanço de técnicas e tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), a ATI se destaca em união aos órgãos demandadores como um parceiro de trabalho e eficiência. “A demanda do projeto-piloto do ABC foi apresentada e iniciaremos os estudos envolvendo equipes técnicas, a Seagro e outros órgãos que trabalham com informações, imagens e processos de Geo, buscando sinergia com outros projetos existentes”, concluiu.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo quer alterar forma de repasse do décimo terceiro salário dos servidores
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA