Goiás

Iniciativas do TransformaLAB geram resultados com foco no cidadão

Publicado

em


Em dois anos de criação do TransformaLAB, a inovação na forma de gestão e a melhoria na disponibilização dos serviços públicos aos cidadãos vêm gerando resultados positivos. Em 24 meses foram realizadas diversas iniciativas como oficinas de transformação, apoio técnico e capacitações para fortalecimento e engajamento da Rede de Transformação do Estado de Goiás.

Dentre as ações a serem realizadas pelo Laboratório de Inovação em 2021, destaca-se a operacionalização dos programas Expresso (novo modelo de prestação de serviços ao cidadão do Estado de Goiás) e do Simplifica Goiás, além de atividades voltadas à otimização dos 700 serviços disponíveis na Carta de Serviços do Estado de Goiás. 

Em 2020, antes da pandemia da Covid-19, 46 órgãos ou entidades participaram de momentos presenciais formatados em 102 oficinas de Capacitação e Engajamento e de Transformação da Gestão e dos Serviços Públicos, ambas da Rede de Transformação, envolvendo a participação de 491 servidores públicos, além de 168 reuniões para apoio técnico à Rede de Transformação, com 170 servidores envolvidos.

Em virtude do impacto causado pelo novo coronavírus, desde março de 2020, o TransformaLAB passou a atuar com maior intensidade no ambiente virtual, em que foram realizadas em torno  de 270 oficinas de transformação e reuniões virtuais envolvendo aproximadamente 700 servidores públicos da Rede de Transformação dos Serviços Públicos.

Já no ano de 2019, 36 órgãos ou entidades foram envolvidos em interações presenciais, onde foram realizadas 451 oficinas de Capacitação e Engajamento e de Transformação da Gestão e dos Serviços Públicos, ambas da Rede de Transformação, com a participação de 3.635 servidores públicos, além de 95 reuniões para apoio técnico à Rede de Transformação com 2.726 servidores públicos envolvidos.

Entre tantas outras ações desenvolvidas pelo Laboratório, que impactam positivamente na transformação da gestão e prestação de serviços públicos, destacam-se também as que promovem transformações na estrutura organizacional do Poder Executivo Estadual (que culminaram com a publicação da Lei Estadual nº 20.491, de 25 junho de 2019), e foram fundamentais na elaboração dos decretos regulamentadores das atribuições e competências de todos os órgãos e entidades estaduais, algo inédito no Governo do Estado de Goiás. O trabalho incluiu a construção das cadeias de valor e arquiteturas de processos de negócios desses órgãos e entidades, identificando em torno de 5.000 processos de negócios, e a construção da Carta de Serviços do Estado de Goiás, identificando e detalhando aproximadamente 700 serviços públicos ao cidadão.

READ  Resultados positivos de estudantes-atletas do Tocantins marcam início dos Jogos Escolares Brasileiros

O Laboratório de Transformação foi responsável ainda pela definição do Planejamento Estratégico da Sead (2019-2022), que visa compreender o papel desempenhado pela Secretaria de Estado de Administração junto às demais pastas do Governo, aprimorar a gestão pública e os processos e otimizar os serviços prestados ao cidadão.

Sobre o TransformaLab

O Governo do Estado de Goiás, por meio da Lei Estadual n° 20.846, de 02 de setembro de 2020, instituiu o TransformaLAB  – Laboratório de Transformação da Gestão e dos Serviços Públicos – visando alcançar soluções criativas para os desafios encontrados na implementação de políticas públicas e a melhoria do atendimento e relação do governo estadual com o cidadão goiano.

Diante da necessidade de entregar, cada vez mais, resultados satisfatórios aos cidadãos, o Estado vem investindo na melhoria e transformação dos serviços públicos. Essa melhoria está conectada com a inovação, sendo esse o principal objetivo do TransformaLAB: conectar a inovação, o governo e o cidadão por meio da operacionalização de experiências inovadoras.

A concepção do TransformaLAB parte do ideal de que é possível mudar o contexto em nosso Estado e preconiza que a mudança está em cada um de nós, na capacidade que temos em promover iniciativas individuais dos servidores públicos que, sim, podem transformar contextos. Com esse propósito, o Laboratório vem promovendo inovações desde o início do ano de 2019, antes mesmo de sua institucionalização.

READ  Cidadão opina em planos para enfrentar mudanças do clima

Demais resultados alcançados com o TransformaLAB

Desde a criação do Laboratório de Transformação da Gestão e dos Serviços Públicos, antes mesmo de sua institucionalização, iniciativas estruturantes também levaram à compreensão de problemas complexos, cocriação de soluções simplificadas, operacionalização de experiências inovadoras, identificação e fortalecimento de boas práticas, alcançando a cada dia resultados mais positivos, quanto a:

•    melhoria do atendimento ao cidadão, que culminou com a publicação da Lei Estadual nº 20.486, de 02 de setembro de 2020, que instituiu a Política Estadual de Atendimento ao Cidadão, o Programa EXPRESSO e o Programa SIMPLIFICA Goiás;
•    inovação da gestão do patrimônio público estadual;
•    inovação da gestão da Procuradoria Setorial da Sead;
•    inovação da gestão das compras e contratações governamentais;
•    inovação da gestão e desenvolvimento de pessoas, especificamente no processo referente à gestão do dossiê do servidor público da Sead;
•    inovação por processos com identificação da cadeia de valor e arquitetura de processos de todos os órgãos estaduais (aproximadamente 5.000 processos de negócios identificados);
•    avanços na governança pública estadual, orientados pela publicação do Decreto Estadual nº 9.660, de 06 de maio de 2020 que instituiu a Política de Governança Pública da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Goiás;
•    definição de diretrizes estratégicas para apoiar os órgãos e entidades estaduais nas áreas de conhecimento de inovação e simplificação da gestão e dos serviços públicos, gestão por projetos, gestão por processos e gestão do desempenho organizacional;
•    simplificação do serviço Visitar Preso da Diretoria Geral de Administração Penitenciária;
•    simplificação do serviço de Dispensação de Medicamentos de Alto Custo do Juarez Barbosa.

Fonte: Sead-GO

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA