Nacional

Justiça permite compra de vacinas por empresas privadas sem doação ao SUS

Publicado

em


source
Vacinas podem ser compradas por entidades privadas sem que seja necessário doar doses ao SUS, determinou a Justiça
Agência Brasil

Vacinas podem ser compradas por entidades privadas sem que seja necessário doar doses ao SUS, determinou a Justiça

A justiça federal de Brasília derrubou , nesta quinta-feira (25), a lei aprovada pelo Congresso em fevereiro deste ano que obriga que empresas privadas que adquiram vacinas contra Covid-19 doem 100% ao SUS enquanto todos os grupos prioritários não forem vacinados.

O juíz substituto da 21ª vara federal de Brasília, Rolando Spanholo, aceitou a argumentação do Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo e alegou que a exigência é inconstitucional pois veda o direito fundamental à saúde ao atrasar a imunização.

Segundo Spanholo , a doação obrigatória desestimula que a sociedade civil, empresários e instituições participem da compra e da vacinação contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e, dessa forma, retarda a vacinação de todos os brasileiros.

Assim, o sindicato fica autorizado a comprar vacinas. No entanto, o juíz ressalta que a entidade que optar pela compra não poderá revender as vacinas e deve arcar com os riscos decorrentes do processo de aquisição.

O texto que determina a obrigatoriedade foi aprovado em fevereiro pelo Congresso, e prevê que Estados, municípios e entidades privadas podem comprar vacinas, mas, em caso de empresas privadas, 100% das doses devem ser doadas ao SUS até que todos os grupos de risco sejam vacinados. Depois desse limite, 50% das doses poderiam ser utilizadas e o resto, doadas.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA