Tocantins

Live apresenta a valorização da produção rural por mãos femininas

Publicado

em


Live apresenta a valorização da produção rural por mãos femininas

11/03/2021 – Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Em celebração ao mês dedicado à mulher, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Movimento Mulheres que Cooperam do Rio Grande do Sul realizam a live A Valorização da Produção Rural por Mãos Femininas. O evento será transmitido na próxima quinta-feira, 18, a partir das 19 horas, via plataforma digital seagrotocantins.

A live coordenada pela Diretoria de Agricultura Familiar (DAF) condensa dois esforços: visibilizar iniciativas que deram certo e podem servir de exemplo, pertinentes ao Tocantins e Rio Grande do Sul, sendo resultados dos esforços de mulheres rurais; além de incentivar a adesão da Agricultura Familiar no âmbito de ações e de programas relativos à valorização de produtos regionais, ao cooperativismo, à sociobiodiversidade,  e à identificação e à agregação de valor via Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf).

Na apresentação, as palestrantes discorrerão sobre produtos da sociobiodiversidade do Tocantins e valorização de produtos regionais; projetos exitosos desenvolvidos como comida curraleira; a agroindustrialização de produtos do Cerrado, no campo da Agricultura Familiar e do Programa Cerrado + Produtivo; Cooperativismo via Movimento Mulheres que Cooperam e experiências exitosas de famílias cooperativistas; a Agricultura Familiar; e produtos regionais do Rio Grande do Sul.

Para o secretário da Seagro, Jaime Café, as mulheres rurais são importantes geradoras de emprego e precisam de eventos que promovam a troca de saberes. “Ao proporcionar a difusão de conhecimento e experiências exitosas entre mulheres do meio rural, mesmo que virtual, o Governo demonstra a preocupação em promover ações que permitam melhores condições de vida para as mulheres que enfrentam desafios sociais, econômicos, desigualdades, mas são capazes de empreender e superar através de novos saberes”, declara o gestor.

Segundo a gerente de Sociobiodiversidade da Seagro, Dilciane Viana, a live tem como importância a valorização da Produção Rural por mãos femininas, mostrando as oportunidades existentes no Cerrado, e que estão inseridas no dia a dia dessas mulheres na organização das cadeias produtivas com os frutos da Sociobiodiversidade. “O resultado é gerar renda e melhor qualidade de vida para suas famílias, como também os exemplos bem sucedidos de mulheres das agriculturas de outros estados”, ressalta.

Participação

A apresentação da Live será realizada pelo secretário da Seagro, Jaime Café; pelo diretor de Agroecologia, Tecnologias Sociais e Biodiversidade da Seagro, Fernando Garcia; pela coordenadora de Acesso ao Mercado Privado da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mônica de Souza; pela gerente de Sociobiodiversidade da Seagro, Dilciane Viana; pela gerente de agroindústria da Seagro, Verônica França; pela assessora de Formação Cooperativista do Rio Grande do Sul e criadora do Movimento Mulheres que Cooperam, Ubiracy Àvila; e a moderadora dos trabalhos e jornalista da Seagro, Leide Theophilo.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo do Tocantins entrega projeto para criação de tilápias em tanques rede a piscicultores de Palmeiras
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA