Distrito Federal

Obras avançam no Parque Ecológico de Santa Maria

Publicado

em


Santa Maria está cada vez mais próxima de ganhar uma nova opção de lazer para os seus 120 mil seus moradores e moradoras. As obras de implantação do Parque Ecológico, iniciadas no fim de março, já atingiram a marca de 50% das entregas previstas e seguem em ritmo acelerado.

Localizado na Quadra Central 01, o espaço recebe infraestrutura por meio de um investimento de cerca de R$ 1 milhão, oriundo da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), e gera 40 empregos.

Operários agora voltam seus esforços para a finalização do pórtico de entrada e da guarita do parque urbano | Foto: Fotos Tony Oliveira / Agência Brasília

“Esse parque será um grande legado para várias gerações da cidade” Marileide Romão, administradora regional de Santa Maria

Opção sustentável

Após a construção da pista para caminhada e corrida, os operários agora voltam seus esforços para a finalização do pórtico de entrada e da guarita, que abrigará os vigilantes. Juntamente com a pista, o parque também vai contar com uma quadra poliesportiva e outra de areia, parquinho infantil, Ponto de Encontro Comunitário (PEC), mesas com bancos e lixeiras.

A superintendente de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti, destaca que todo o processo de implantação do novo parque foi feito ouvindo as demandas dos moradores. “Para nós, é um prazer poder ouvir a população de Santa Maria, garantindo que esta implementação seja feita, como em todas as outras unidades, sempre em parceria com a comunidade”, ressalta.

READ  Filho de Whindersson Nunes e Maria Lina se chamará João Miguel

Demanda antiga da população de Santa Maria, o parque urbano representará uma opção viável e sustentável de lazer para a região administrativa criada em 2012, após ser desmembrada do Gama. “Esse parque será um grande legado para várias gerações da cidade”, resume a administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão. “Estamos acompanhando de perto essa obra e não tenho nenhuma dúvida que será um dos locais mais utilizados da cidade”, finaliza.

Área ganha calçadas para pedestres e passeios de bicicleta

Atributos ambientais

Criado a partir da Lei nº 2.044/1998 e recategorizado em 2019, o parque possui atributos ambientais sensíveis, como campos de murundus, uma vegetação típica do Cerrado facilmente inundável no período de chuvas. Em razão desse fator, o Plano de Manejo do local visou garantir o uso do espaço sem causar prejuízos à biodiversidade.

Como em outros locais, os trabalhos de implantação do parque integram um acordo firmado entre o Instituto Brasília Ambiental e a Terracap para pagamento de compensação ambiental referente aos impactos dos empreendimentos da agência no Distrito Federal. A expectativa é de que mais de 20 parques sejam beneficiados até o fim do ano que vem.

READ  Detran suspende a realização de bancas teóricas, práticas e de biometria

* Com informações do Brasília Ambiental e da Administração Regional de Santa Maria

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA