Nacional

Pacheco pede a Kamala Harris excedente de vacinas dos EUA para o Brasil

Publicado

em


source
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)
Marcos Oliveira/Agência Senado

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), enviou uma correspondência à presidente do Senado e vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, pedindo autorização para aquisição pelo governo brasileiro de “doses de vacina estocadas nos EUA e ainda sem previsão de utilização”.

Segundo Pacheco, “esse compartilhamento de estoques, caso autorizado, daria impulso decisivo ao esforço de imunização dos 210 milhões de brasileiros”. Ele destacou o Brasil como o “atual epicentro” da pandemia da Covid-19.

O ofício foi assinado nesta sexta-feira por Pacheco e protocolado no Itamaraty e na Embaixada dos Estados Unidos, em meio a críticas de inação por parte do governo federal para acelerar a vacinação no país.

O presidente Jair Bolsonaro decidiu, sob pressão, trocar o ministro da Saúde nesta semana, mas continua se esquivando das responsabilidades sobre os entraves para a compra de imunizantes e sua aplicação na população.

No documento, Pacheco cita que a “nova administração” dos Estados Unidos, referindo-se à chegada do presidente democrata Joe Biden no lugar do republicano Donald Trump, transformou o país “em um caso de sucesso na vacinação, que já atingiu mais de 100 milhões de doses aplicadas”.

READ  Presidente do BNDES fala sobre economia verde ao Brasil em Pauta

“Tendo acompanhado a provação por que tantos cidadãos norte-americanos passaram nos últimos meses, Vossa Excelência poderá bem avaliar a angústia e o sofrimento das famílias brasileiras diante do recrudescimento da pandemia. Suponho ainda que já estará inteirada do risco que o rápido avanço do vírus no Brasil representa para todo o hemisfério ocidental”, diz Pacheco.

Você viu?

O senador afirmou que o compartilhamento de estoques seria não apenas um “gesto humanitário” que aprofundaria os laços de amizade e cooperação entre os dois países, mas “seria também a forma mais eficaz de conter a propagação da epidemia no seu atual epicentro”.

Ele explicou que o Brasil já tem vacinas da AstraZeneca sendo aplicadas e deve começar a produzi-las em território brasileiro, mas a demora na chegada dos insumos, bem como na produção dos imunizantes, ante a rápida propagação, tem dificultado o combate à pandemia. “Travamos uma batalha contra o tempo”, aponta, no documento.

READ  Hoje é dia: Ney Matogrosso faz 80 anos; assista e ouça mais do cantor

A presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senadora Kátia Abreu (PP-TO), afirmou que a Casa “está se movimentando para ajudar o Brasil a enfrentar esta pandemia. O governo não é só Executivo. O governo é Executivo, é Legislativo e Judiciário. E a questão principal neste momento é unir forças em favor do povo brasileiro. E convém fazer mais do que tem sido feito”.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA