Tocantins

Parceria entre Hemocentro e ITPAC fomenta doação de sangue

Publicado

em


Parceria entre Hemocentro e ITPAC fomenta doação de sangue

17/03/2021 – Erlene Miranda/Governo do Tocantins

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Hemocentro Coordenador de Palmas e o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), unidade Palmas, tem fomentado a doação de sangue. Entre 15 e 30 de março, será realizada a 6ª edição do Trote Solidário do Instituto (Itrote), projeto que incentiva a doação de sangue entre novos alunos da instituição de ensino. Na manhã desta quarta-feira, 17, alguns acadêmicos já realizaram a doação.

A gerente técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, Eveline Leão Ávila Pessoa, explica que a parceria é motivo de gratidão, “somos muito gratos ao ITPAC, pela parceria constante conosco, e em especial por este projeto. Diante deste momento difícil, eles mobilizarem os alunos para nos ajudar, é gratificante”, a gestora complementou que “as pessoas continuam precisando de sangue, mesmo na pandemia, e não há como comprar ou fabricar o sangue. Por isso, a doação precisa ser contínua, se tornar um hábito de amor ao próximo”, afirmou.

O coordenador acadêmico do ITPAC, Rodrigo Ventura Rodrigues, também realizou sua doação e pontuou que a instituição de ensino incentiva a ação continuamente. “Essa é a nossa responsabilidade social, devolver para a sociedade um pouco daquilo que ela nos dá como instituição. Por isso, incentivamos alunos e servidores a realizarem suas doações de sangue”. O gestor ainda destacou o número de doações realizadas nos últimos anos. “Todo semestre a unidade móvel ia ao ITPAC, e sempre tivemos muita adesão, em média de 70% dos alunos doavam, e acreditamos que em dois anos, mais de 3 mil doações foram realizadas”, frisou.

A aluna Tainara Ribeiro de Sousa, é idealizadora do projeto e doadora regular de sangue. “Eu comecei a doar depois de notar que a demanda por sangue é grande, e que precisamos ter solidariedade com o próximo. E o Itrote foi uma oportunidade para incentivar com mais força a doação, porém já fazemos isso rotineiramente”, explicou.

A acadêmica do primeiro período de medicina, Ana Luiza Rodrigues Leitão, já é doadora assídua. “Comecei a doar sangue depois que a minha irmã precisou, e teve dificuldade para encontrar doadores, a partir de então, todos da minha família doam, e sabemos que é o mínimo que podemos fazer”, afirmou.

Para doar

Para ser doador de sangue é necessário estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 Kg e não estar em jejum. Também é preciso evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar bem alimentado. O doador pode ter entre 16 e 69 anos, (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável).

Agendamento

Em Palmas, a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232, em Gurupi no 3312-2237 ou 3312-7545, Araguaína pelo 3411-2915 ou 3411-2916, Porto Nacional no 3363-8321 e Augustinópolis pelo 3456-1309.

Horários de funcionamento

As unidades da Hemorrede são abertas de segunda à sexta-feira, das 7 às 18h30. Aos sábados das 7 às 12h30, exceto a unidade do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Edição: Thâmara Cruvinel

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Naturatins suspende atendimento presencial e retorna aos canais digitais a partir desta quarta-feira, 3
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA