Cidades

Prefeitura de Goiânia certifica 70 mulheres que concluíram cursos de capacitação gratuitos, e integram grupo de 3 mil certificadas na gestão Rogério Cruz

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), certificou, na manhã desta sexta-feira (10/06), mais de 70 alunas concluintes dos cursos de capacitação oferecidos de forma gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O evento foi realizado no Centro de Formação Consuelo Nasser, recém-inaugurado pelo prefeito Rogério Cruz. A SMPM ofertou cursos de assistente de cozinha, aprendiz industrial de costura, chocolateria, montagem e manutenção de celulares e computadores, panificação e confeitaria, dentre outros, ministrados em diferentes regiões de Goiânia, para atender maior número de regiões não centralizadas.

“Capacitamos mulheres para que possam se inserir no mercado de trabalho e sair do ciclo de violência doméstica”, afirma Rogério Cruz. A secretária da Mulher, Tatiana Lemos, endossa que investir na formação de mulheres é o melhor caminho para a independência financeira e quebra dos ciclos de violência doméstica, visto que muitas vítimas dependem economicamente de seus agressores.

“Infelizmente, mulheres foram as primeiras a perderem seus empregos durante a pandemia, sendo a maioria chefes de família. A prefeitura tem o compromisso de mudar essa realidade e levar educação e formação ao maior número de mulheres em situação de vulnerabilidade,” destaca.

READ  Prefeitura de Goiânia entrega recapeamento do Eixo Anhanguera, com 14 quilômetros de extensão

A cerimônia de certificação contou com a presença do diretor da Escola Senai Canaã, Claiton Cândido Vieira, do diretor da Escola Sesi Senai Jardim Colorado, Marcelo de Souza Melo, e do diretor da Faculdade Senai-Fatesg, Weysller Matuzinhos de Moura. Também participou do evento a vereadora Sabrina Garcêz, responsável por parte das emendas impositivas investidas na formação das mulheres.

Investimentos
De acordo com a SMPM, cerca de R$ 2 milhões em emendas parlamentares impositivas já foram investidos na contratação de cursos oferecidos gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade, em parceria com o Senac, Senai, IFG, e na inauguração do Centro de Formação Consuelo Nasser.

O foco é a reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho. A maioria dos cursos são na área de costura e beleza, onde há maior déficit no mercado atual. Até agora, mais de 3 mil mulheres se profissionalizaram desde o início da gestão, e mais de 500 alunas seguem em formação.

Entre os cursos finalizados concluídos e em andamento, estão o de Educação de Jovens e Adultos (EJA), assentamento de cerâmica, panificação e confeitaria, chocolateria, manutenção de celulares, manutenção de computadores, preparação de salgados, moda e costura, costura industrial, gastronomia, empreendedorismo, corporativismo, tábua de frios, redes sociais e marketing de redes, manicure e pedicure, massagem, cabeleireira, alongamento de unhas, manutenção de cílios, maquiagem, rede de proteção à mulher, dentre outros.

READ  Estado pede doação de sangue no período de Carnaval

Parte dos R$ 2 milhões foi investida na reestruturação do Centro de Formação Consuelo Nasser, na sede da Secretaria da Mulher, com a compra de equipamentos e mobiliário para aulas presenciais e virtuais, assim como no Centro de Informática e no estúdio para gravação de aulas EAD. Também foi lançada uma plataforma exclusiva no site da Prefeitura de Goiânia para a inscrição dessas mulheres em cursos profissionalizantes.

Secretaria de Políticas para as Mulheres (SMPM) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA