Política

Prevenção é o melhor remédio

Publicado

em


O Novembro Azul é uma campanha que teve início em Melbourne, na Austrália, em 2003, mas que ao longo do tempo, acabou integrando o calendário mundial, colaborando para a quebra de tabus. Ela foi pensada para estimular o homem no cuidado com a sua saúde, mais especificamente, no combate ao câncer de próstata.

Apesar de acometer muito o universo masculino, sendo considerado o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, essa é uma doença que, se descoberta no início, aumenta em muito a chance de cura, por isso, a importância desses movimentos que alertam para o diagnóstico precoce do câncer.

Também faz parte dessas comemorações, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro, quando diversos prédios e monumentos históricos das mais diversas cidades do mundo, se iluminam de azul, cor símbolo dessa data, com o objetivo de chamar a atenção para esse movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.

Novembro Azul na Alego

Em Goiás, a Assembleia Legislativa do Estado (Alego) divulga amplamente o Novembro Azul e promove palestra sobre o tema — nessa quarta-feira, dia 10, às 9 horas, o urologista Marco Túlio Cruvinel vai discorrer sobre o assunto em evento no Salão Nobre da Casa. O objetivo é trazer maiores esclarecimentos para combater o prejulgamento, buscar maior adesão à prevenção do câncer de próstata e melhorar a qualidade de vida da população masculina.

De acordo com o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Marcos Antônio Nogueira, é necessário acabar com o preconceito, pois ele pode matar. O alerta pode ser interpretado como uma barreira criada pela cultura machista, que desmotiva o autocuidado, pela crença já estabelecida de que homem não chora, não sente dor e não se deixa abater. “Essa é uma ideia que acaba por impedir o homem de procurar o médico com frequência e fazer a prevenção tão necessária”.

READ  Aberta solenidade de diplomação dos candidatos eleitos em 2022

Nesse mesmo sentido, o presidente da Comissão da Saúde, deputado Gustavo Sebba (PSDB), chama a atenção para a necessidade de que os homens deixem de ser tão negligentes com a própria saúde. “Historicamente, os homens sempre foram mais descuidados com a saúde, então precisam compreender que a prevenção salva vidas. É necessário ter consciência disso, para acabar com essa resistência.”

Gustavo Sebba diz que iniciativas como essa da Alego, em reforçar o debate, podem mesmo fazer a diferença.

Existem estudos que defendem que a saúde também pode ser construída através de um processo social, onde não só o indivíduo precisa estar atento ao que acontece com seu corpo, mas todos aqueles que o rodeiam podem colaborar. É como pensa o deputado estadual Dr. Antônio (DEM), que traz relato da sua própria experiência como profissional médico. “No consultório, percebi que a pessoa chave para ajudar a resolver essa preocupação é justamente a mulher, pois são elas que alertam e orientam seus parceiros e familiares para a quebra desse tabu, realizando o exame.”

No sentido de quebrar paradigmas, o Novembro Azul tem a intenção de compartilhar informações sobre o câncer de próstata, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. “O mais importante é levar os homens a fazer a prevenção, para que a doença não seja descoberta somente em estágios já muito avançados”, diz o diretor Marcos Antônio Nogueira.

READ  Alego Ativa

Autocuidado melhora a saúde

Depois de quebrar os tabus e enfrentar o preconceito, outra atitude imprescindível que todos os homens podem adotar é o autocuidado. O chamado “sexo forte” pode encontrar coragem para romper ciclos de negligência, praticando o autocuidado e demonstrando responsabilidade consigo mesmo, buscando acompanhamento médico periódico.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente. Também os homens a partir dos 45 anos, caso estejam inseridos nos fatores de risco. Para quem faz a prevenção e consegue detectar precocemente o câncer de próstata, as chances de cura é de aproximadamente 90%, segundo estudos.

Cada vez mais, pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida, associados ao acompanhamento preventivo. Os critérios que podem ser associados a melhor qualidade de vida são: atividade física regular, peso corporal adequado, alimentação balanceada, evitar bebida alcoólica, fumo, drogas e diminuir o estresse diário. Os homens mais cuidadosos têm maior expectativa de vida, especialmente por conseguirem detectar precocemente as doenças.

Tradicionalmente, médicos e nutricionistas recomendam que sejam incorporados na dieta dos pacientes alguns alimentos que ajudam a proteger a próstata: peixes como salmão, sardinha, atum e truta, por serem ricos em ômega-3; tomates e outros frutos vermelhos ricos em licopeno; brócolis; chá verde; castanha do Pará.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA