Política

Projeto de lei de Adriana Accorsi presta homenagem a uma das precursoras da luta feminista em Goiás

Publicado

em


Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) projeto de lei, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que visa denominar de Sala Rurany Esther Silva, a Sala Lilás, localizada na Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Secretaria de Segurança Pública, localizada na Avenida Engenheiro Atílio Corrêa Lima, da Capital.

Protocolada na Casa sob o nº 5427/21, a proposta é uma homenagem a uma das precursoras da luta feminista no estado de Goiás e tem o objetivo de prestigiá-la, tendo em vista todos os feitos realizados por ela para garantir e gerar direitos voltados para as mulheres, que por muitos anos foram ignorados e considerados desnecessários.

A Sala Lilás foi inaugurada no dia 25 de novembro de 2019 e trata-se de um ambiente criado para atender de maneira humanizada às mulheres vítimas de violência, com o objetivo de gerar mais segurança as mesmas. Anteriormente, essas mulheres eram submetidas a perícia assim como qualquer outra vítima, porém, levando em consideração todos os traumas já gerados tornou-se necessário um atendimento humanizado as mulheres que passaram por tais traumas.

READ  Amilton Filho pede apoio da base e da oposição a projeto que trata de contribuição previdenciária

Rurany Esther Silva, dentre inúmeras outras ações, foi uma das organizadoras do Encontro Nacional Feminista em Caldas Novas, em 1991. Foi a primeira coordenadora regional do centro-oeste da Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos e propôs, à Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, em parceria com outras entidades, a constituição da Rede de Atenção às mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência.

Para se tornar lei, o projeto precisa receber o aval das comissões temáticas da Casa, ser aprovado em dois turnos em Plenário e, posteriormente, receber a sanção do governador.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA