Política

Propositura que busca o combate à violência contra mulheres é acolhida pela CCJ

Publicado

em


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego emitiu sinal verde ao projeto de lei que estabelece a promoção de ações que visem a valorização de mulheres e meninas e a prevenção e combate à violência contra as mulheres no sistema estadual de ensino. A propositura, que leva o nº 4529/2, é de autoria do deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos), recebeu parecer favorável da relatora, deputada Delegada Adriana Accorsi (PT).

A Constituição Federal, promulgada em 1988, estabelece no caput de seu art. 5º que ‘todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza […]’, coloca o parlamentar em sua justificativa. Segundo ele, “mesmo assim, à promulgação desta Constituição, se fez necessário um conjunto de leis infraconstitucionais que viessem a tratar da proteção e do combate à opressão, à violência e à discriminação contra a mulher. Dentre elas a Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que pune a violência doméstica; e Lei Federal nº 12.034, de 29 de setembro de 2009, que obriga os partidos políticos a apresentarem o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo; e Lei Federal nº 13.104, de 9 de março de 2015, que tipifica o crime de feminicídio, definido como o assassinato de mulher por razões de gênero, ou seja, quando envolve violência doméstica e familiar ou com menosprezo e discriminação contra a condição de mulher da vítima”.

READ  Sessões extras chegam ao fim após aprovação de oito matérias do Governo

Jeferson Rodrigues diz que “não podemos nos ater a leis que visem apenas aos temas relacionados à violência e cotas no que diz respeito à candidatura, é preciso atacar o problema do machismo desde cedo, nas escolas. Quanto mais cedo atacarmos esse mal, e acabarmos com essa cultura, menos casos de violência terá em nossa sociedade. Essa é apenas uma das inúmeras ferramentas que nós como parlamentares devemos ter para que a mulher se sinta cada vez mais segura, protegida e com a certeza de que nada nem ninguém lhe poderá atacar”.

 O deputado frisa, ainda, que: “Afinal, a insegurança em que ela vive nos dias de hoje, ainda mais no nosso estado, que se mostra no ranking de violência doméstica no País como um dos mais violentos, isto sem contar os gritantes números de feminicídio”.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA