Política

Proposta da Governadoria que trata de aposentadoria aos policiais civis está pronta para 2ª votação

Publicado

em


A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) iniciou debate sobre o projeto de lei nº 8839/21, da Governadoria , que altera a Lei Complementar nº 161, de 30 de dezembro de 2020, que, entre outras providências, dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Goiás – RPPS/GO. Objetiva-se, especificamente, acrescentar o § 3º ao art. 73 dessa lei.

Diz o texto proposto: “A aplicação do disposto neste artigo ao servidor que tenha ingressado nos quadros da Delegacia-Geral da Polícia Civil até 6 de julho de 2017 será com os proventos correspondentes à totalidade da remuneração do cargo efetivo em que se der a aposentadoria, também com a revisão na mesma data e proporção dos que se encontram em atividade, inclusive em decorrência da transformação ou reclassificação do cargo ou função.” (NR)

Em justificativa à Alego, o governador Ronaldo Caiado (DEM) coloca: “O objetivo é permitir a concessão de aposentadoria aos policiais civis com os proventos correspondentes à totalidade da remuneração do cargo efetivo em que se der a aposentadoria, além da revisão desses proventos na mesma data e proporção dos servidores que se encontram em atividade”.

Caiado frisa ainda: “A proposta fundamenta-se na nova redação conferida ao § 3º do art. 40 da Constituição federal, por meio da Emenda Constitucional federal nº 103, de 12 de novembro de 2019. Esse dispositivo conferiu aos entes federados a competência legislativa para estabelecer a forma de cálculo dos proventos das aposentadorias dos policiais civis. No Estado de Goiás, isso foi feito pela Lei Complementar estadual nº 161, de 2020. O § 5º do art. 69 dessa lei preceitua que os proventos da aposentadoria do policial civil serão calculados e reajustados na forma da Emenda Constitucional nº 103, de 2019. Essa emenda trouxe a previsão de que os policiais civis que ingressaram na respectiva carreira até a data em que ela entrou em vigor poderão se aposentar na forma da Lei Complementar federal nº 51, de 20 de dezembro de 1985”.

READ  Projeto de Cláudio Meirelles defende direitos dos consumidores de energia elétrica

O chefe do Executivo ressalta que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atestou a viabilidade jurídica da proposta. “Foi destacado pela PGE que a reforma realizada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019, proporcionou uma verdadeira mudança paradigmática do regime previdenciário brasileiro, com a redução das matérias tratadas pela Constituição federal e a consequente ampliação da competência estadual e da municipal. Nesse sentido, nos termos do § 3º do art. 40 da Constituição de 1988, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019, as regras para o cálculo de proventos de aposentadoria serão disciplinadas em lei do respectivo ente federativo. Assim, outorgou-se aos estados a competência para legislar sobre o tema de forma a atender às necessidades regionais, sem a obrigatoriedade de lei nacional para disciplinar a questão.”

E acrescenta: “A PGE também declarou em seu pronunciamento que o Estado de Goiás, nesse cenário, promoveu alterações na sua ordem jurídica interna com a Emenda Constitucional nº 65, de 21 de dezembro de 2019, cujos dispositivos determinaram a aplicação, no âmbito estadual, das normas aplicáveis aos servidores públicos federais no que se refere à concessão de benefícios previdenciários, seus requisitos e critérios de cálculo e de reajustamento. Especificamente com relação aos policiais civis, essa emenda fez a distinção entre a situação daqueles servidores que ingressaram antes e os que ingressaram após a publicação da Emenda Constitucional nº 103, de 2019”.

READ  Alego Ativa celebra 32 mil atendimentos no primeiro semestre

E, depois de colocar outras razões para aprovação da sua proposta, Caiado conclui: “Assim, diante do pronunciamento da PGE, também em razão do entendimento do STF quanto à competência legislativa concorrente dos estados para a fixação de requisitos, critérios e forma de cálculo de proventos das aposentadorias de determinadas categorias funcionais, referente ao período que precede à Emenda Constitucional nº 103, de 2019, decidi apresentar o presente projeto de lei complementar na expectativa da aprovação dele por esse Parlamento”.

A proposta, que foi relatada favoravelmente na Comissão Mista, pelo deputado Wilde Cambão (PSD), foi aprovada em primeira votação na sessão desaa quarta-feira, 24, e, agora, após cumprido o interstício legal,  retorna a plenário para segunda e definitiva votação.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA