Política

Proposta de Gomide, Alego homenageia pessoas ligadas à educação profissional, em sessão pelos 70 anos do Senai Goiás

Publicado

em


Por proposta do deputado Antônio Gomide (PT), a Assembleia Legisaltiva de Goiás (Alego) homenageou, na noite dessa terça-feira, 19, os 70 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Goiás). O encontro também foi oportuno para entrega do Certificado do Mérito Legislativo a 60 pessoa ligadas à educação profissional em Goiás.

No início da cerimônia, Gomide rememorou que, em uma manhã de domingo ensolarado, especificamente no dia 9 de março de 1952, o Senai chegava a Anápolis. “Depois de quatro anos do início da construção tivemos o grande dia da inauguração da escola Senai Goiás I. A chegada do Senai Anápolis mobilizou  toda a comunidade, que aguardava ansiosamente por um ensino industrial que abriria novos horizontes para a população. Uma nova era se pronunciava.”

Na sequência, Gomide convidou o empresário e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, para assumir a palavra. “É uma emoção voltar à Assembleia e poder celebrar os 70 anos do Senai. Gostaria de agradecer de coração, Gomide, por esse seu gesto em homenagem ao Senai”, introduziu.

Mabel disse que Gomide sempre foi um homem parceiro da indústria. “Portanto, para nós, essa homenagem representa uma honraria muito grande. Sendo assim, não poderia deixar de mencionar a gratidão que temos pela sua pessoa e seu trabalho.” 

Amor e luta

O empresário destacou que a indústria sempre foi o seu berço. “Fui deputado estadual e federal para lutar por isso. O Senai é uma escola onde eu estudei, fiz muitos cursos, foram mais de 20 no total. É uma instituição feita com amor, com trabalho e muita luta. Por trás da vida de cada aluno existem várias pessoas pensando e querendo o melhor para a vida deles.”

READ  Antônio Gomide promove sessão especial nesta terça-feira, 19, às 19 h, em homenagem aos 70 anos do Senai Goiás

Sandro Mabel, também, falou sobre os investimentos previstos para os próximos três anos. “Vamos aplicar na área da Educação meio bilhão de reais. É um grande valor que vem de pessoas que fizeram uma revolução em suas escolas. O que nós recebemos das indústrias, que são nosso compulsório, nós transformamos em investimento.” 

O gestor ainda destacou que mais de 4 milhões de pessoas já passaram pelo Senai, pessoas que foram formadas e tiveram suas vidas modificadas. “Muitas famílias cresceram graças ao aprendizado que tiveram no Senai.” 

Desafio

Vice-presidente da Fieg, André Luiz Baptista Lins disse que em um dos momentos mais críticos da história do País não houve alternativa senão a reindustrialização. “Para isso, temos o desafio de melhorar nossa produtividade. Portanto, nada melhor do que capacitar, promover e desafiar cada um dos estudantes para que possa exercer o melhor de si e se tornar bom profissional.”

Segundo o dirigente, em 2021, foram quase 148 mil matrículas nos Senais, número que representa mais de 400 por dia. “É importante frisar que temos nos destacado também no quesito inclusão. Em 2014 a ONU [Organização das Nações Unidas] considerou o Senai brasileiro como uma das principais instituições educacionais do hemisfério Sul.” 

READ  Cairo Salim promove sessão solene na manhã dessa 4ª-feira, 11, para entrega de Título de Cidadania à primeira-dama de Goianésia

Também participaram do encontro o vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso Siqueira; o primeiro vice-presidente da Fieg do Conselho Regional Senai, André Rocha; a diretora do Senai Anápolis, professora Misclay; e, por fim, o diretor de educação profissional do Senai, Claudemir Bonato. 

Histórico 

No transcorrer dessas sete décadas, o Senai tem acompanhado o avanço do segmento industrial, com investimentos permanentes na melhoria e atualização de seus recursos humanos e ambientes de ensino. A instituição aprimorou seu modelo de gestão e ampliou a oferta de educação profissional, de olho no crescimento da Indústria 4.0 e nas reais necessidades do mercado de trabalho.

Como reflexo dos fortes investimentos feitos em diversas áreas, sobretudo na modernização de unidades operacionais, inovação e tecnologia, o Senai Goiás ficou em primeiro lugar na última edição do sistema de avaliação Regras de Desempenho 2020, realizado, anualmente, pelo Departamento Nacional para avaliar as regionais por eficiência e qualidade na educação profissional, tecnologia e gestão.

A rede goiana do Senai, formada por 18 unidades fixas – dez das quais integradas com o Sesi –, cinco núcleos e 11 unidades móveis, assegura cobertura a todo o estado, preparando mais de 120 mil profissionais por ano para o setor industrial, com 450 tipos de cursos e programas. Além de formação de mão de obra, sua atuação abrange as áreas de inovação, pesquisa e a oferta de soluções tecnológicas para empresas que buscam maior produtividade.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA