Política

Santa Helena de Goiás é o destaque da série “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Alego

Publicado

em


Localizada no sudoeste do estado, a 209 km de Goiânia, Santa Helena de Goiás tem aproximadamente 39 mil habitantes. A cidade, que faz divisa com os municípios de Rio Verde, Acreúna e Maurilândia, é o destaque da publicação da série “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Assembleia Legislativa. A campanha apresenta semanalmente um dos 246 municípios goianos e conta um pouco da história deles, da economia, do turismo e também algumas curiosidades.

A história de Santa Helena de Goiás começou com a chegada da família de Custódio P. Vêncio, que veio de Buriti Alegre, em 1934, com o propósito de adquirir terras para fundar uma nova cidade. As obras começaram efetivamente em outubro de 1941 e o distrito foi fundado em 14 de outubro de 1943 com o nome de Ipeguari. Apenas em 1º de janeiro de 1949 foi adotado o nome atual.

A cidade também é marcada pela agropecuária, destacando inicialmente o plantio de arroz, banana e café. Além disso, o município tem indústrias, e uma usina de álcool e açúcar. Uma curiosidade é que Santa Helena de Goiás já foi considerada a capital nacional do algodão, para o que contribuiu a vinda de vários produtores da Alta Mogiana Paulista e do Triângulo Mineiro. No município, as antigas algodoeiras que saíram de funcionamento foram inclusive reaproveitadas em novas construções.

READ  Segunda semana de junho tem boa produtividade na Assembleia Legislativa, quando foram deliberadas 35 matérias

As estatísticas apontam que a economia na cidade segue crescendo e a população tem aumentado nos últimos anos. Em 2007, Santa Helena contava com aproximadamente 34 mil habitantes, e hoje tem 5 mil pessoas a mais. Para os moradores do município, o crescimento é visível e a expectativa é que continue assim nos próximos anos. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA