Nacional

Satélite brasileiro embarca para a Índia com previsão de lançamento em 2021

Publicado

em


O satélite Amazônia-1, desenvolvido no Brasil, embarcou nesta terça-feira (22) para a Índia, onde será montado e lançado ao espaço em fevereiro de 2021. Ele será usado para fornecer dados mais precisos e monitorar o desmatamento, especialmente da região amazônica.

Foram necessários 52 containers especiais para transportar com segurança os módulos do satélite, que pesa 638 kg. O embarque ocorreu em uma aeronave que partiu de São José dos Campos, em São Paulo.

O Amazônia-1 é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. E foi desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com a Agência Espacial Brasileira. O projeto é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O ministro Marcos Pontes lembrou que foram anos de trabalho para a produção de uma tecnologia nacional. “Esse satélite representa muito, não só em termos de desenvolvimento de tecnologia, mas também no desenvolvimento da nossa indústria, significa a sua aplicação no espaço para observação da Terra em um espectro muito interessante de frequência, que ajuda no monitoramento da Amazônia, mas também de outros biomas”, afirmou.

READ  Prefeitura participa de lançamento do "ABC para a Primeira Infância"

Dados precisos

O satélite ficará a uma altura de 700 quilômetros e gerará imagens do planeta a cada cinco dias. Sob demanda, poderá fornecer dados de um ponto específico em dois dias, o que é importante para alertas de desmatamento na Amazônia, uma vez que aumenta a probabilidade de captura de imagens úteis diante da cobertura de nuvens na região.

A previsão é que o Amazonia-1 seja colocado em órbita terrestre em fevereiro de 2021 pelo lançador PSLV da ISRO a partir do Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia.

Quando estiver em funcionamento, será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A.

Fonte: Brasil.gov

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA