Tocantins

Seciju propõe criação do Programa “Protege Tocantins”

Publicado

em


Seciju propõe criação do Programa “Protege Tocantins”

09/02/2021 – Lauane dos Santos/Governo do Tocantins

Ciente de que a Política da Criança e do Adolescente é executada na intersetorialidade de diversos órgãos e buscando ofertar serviços, programas, projetos e ações que atendam crianças e adolescentes na integralidade, a Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) apresentou a proposta de criação do programa Protege Tocantins ao secretário da Pasta, Heber Fidelis, e ao secretário executivo, Geraldo Cabral durante reunião no gabinete na manhã desta terça-feira, 9. O objetivo é que o programa seja levado ao governador Mauro Carlesse para ser criado como Política de Estado, envolvendo todos os órgãos que compõem a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente na prevenção e na diminuição dos casos de violência sexual no Estado.

Conforme o superintendente Gilberto da Costa, o Programa fundamenta-se na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em todo o Estado. “Queremos promover uma política integrada com os 139 municípios, por meio de ações intersetoriais, articuladas com os poderes públicos e a sociedade civil, compartilhando responsabilidades e monitorando continuamente os índices de violência sexual contra crianças e adolescentes, com foco no cumprimento de metas para a redução da violência sexual, criação de um fluxo de atendimento e capacitação continuada dos atores da rede de proteção”, explicou aos gestores da Seciju.

Ao ouvir a proposta, o secretário Heber Fidelis considerou o Programa necessário para articular toda a Rede de Proteção em um atendimento cada dia mais efetivo e alinhado para proteger crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, prevenir casos com a união de todos contra a violência sexual. “Esse Programa vem para atender uma cobrança contínua do governador Mauro Carlesse que prioriza a implementação de Políticas que protejam crianças e adolescentes tocantinenses, especialmente com relação à violência sexual que fere os direitos básicos e pode reverberar durante toda a vida das vítimas. O Programa articulará em conjunto com todos os órgãos responsáveis para mudar essa realidade preocupante”, afirmou o gestor.

Programa

Os principais objetivos do Programa, que deve ser coordenado pela Seciju, são articular e promover ações integradas com os 139 municípios, Poder Público Estadual, Poder legislativo, Poder Judiciário e sociedade civil; monitorar continuamente os índices de violência sexual contra crianças e adolescentes por meio da implementação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), sendo uma plataforma nacional qualificada que deverá ser implementada em âmbito estadual e alimentada pelos órgãos responsáveis pelo registro e pelo encaminhamento de denúncias. Também estão previstas a criação de fluxos para a rede de atendimento à criança e ao adolescente e capacitações contínuas de atores da rede de atendimento à criança e ao adolescente.

Também participaram da reunião a gerente de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rejane Pereira; a gerente de Promoção dos Direitos da Primeira Infância, Andreia Seles, bem como a responsável pela coleta e pelo levantamento de dados, Stefanny Cardoso; e o coordenador estadual do Sipia, Allen Monteiro.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso indica membros para oficinas regionais de elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA