Tocantins

Secretários de Estado prestigiam posse da nova mesa diretora da Associação Tocantinense dos Municípios

Publicado

em


Secretários de Estado prestigiam posse da nova mesa diretora da Associação Tocantinense dos Municípios

26/02/2021 – Vania Machado/Governo do Tocantins

Representando o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, o seu chefe de Gabinete, Sebastião Albuquerque, prestigiou nesta sexta-feira, 26, a posse da nova mesa diretora da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) para o biênio 2021-2022, que tem à frente o prefeito de Talismã, Diogo Borges. A cerimônia contou ainda com a presença de vários prefeitos, secretários de Estado e presidentes de autarquias.

“A gente vem aqui trazer a mensagem do governador Mauro Carlesse à nova diretoria. Dizer que ele é um Governador municipalista mesmo, essa é a realidade do Governo, que junto com os prefeitos alavancou realmente esse novo momento que o Estado do Tocantins. O governador Carlesse conseguiu enquadrar o Tocantins na Lei de Responsabilidade Fiscal, e hoje, o Estado não administra só a folha de pagamento, a gente administra obras para beneficiar a população. Juntamente com os prefeitos, vamos dar continuidade a essa parceria para chegar ao grande desenvolvimento que a população tocantinense anseia”, destacou Sebastião Albuquerque.

Consórcios municipais

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, aproveitou a oportunidade para divulgar o programa Consórcios Públicos para o Desenvolvimento Regional do Tocantins (Coder), que visa promover o desenvolvimento dos municípios. “Convido a todos os prefeitos para conhecer o nosso projeto que propõe a criação de consórcios municipais. A Seagro está desenvolvendo um sistema de consórcio no qual a gente possa, em um primeiro momento, fazer a comercialização dos produtos processados nos pequenos municípios acessando os grandes centros. É uma alternativa para que alguns municípios que não têm uma posição geográfica adequada e uma produção maior, e que não vão ter condições de atrair uma grande indústria, possam atrair várias pequenas indústrias, processando aquilo que tem, levando oportunidade e gerando emprego e renda para a população”, destacou.

De acordo com o projeto, além da comercialização de produtos, outros interesses comuns podem ser objeto de futuros consórcios. “Não será só na comercialização dos produtos, os municípios podem fazer consórcio para manutenção de estradas, construção de pontes e aquisição de insumos. Tudo isso de uma maneira eficiente, mais ágil e barata”, complementou o secretário Jaime Café, que entregou ao presidente da ATM um mix de produtos processados pela agricultura familiar.

Mesa diretora

O presidente da ATM, Diogo Borges, ressaltou que a instituição também tem um caráter municipalista e pretende atuar na defesa dos interesses comuns da população. “Sei do caráter municipalista do Governo do Tocantins e quero dizer que, após a crise da pandemia, vai vir uma crise financeira muito grande e precisamos da Gestão Estadual para nos apoiar na retomada da economia. Todos os 139 municípios estão preocupados com a situação que está por vir. O nosso dever será defender os municípios, não será um enfrentamento, vamos respeitar todas as instituições e os poderes, mas sempre na busca de soluções para os municípios, defendendo os interesses de cada cidadão”, ponderou.

A nova mesa diretora é presidida pelo prefeito de Talismã, Diogo Borges, tendo como vice-presidentes os prefeitos Jocélio Nobre (Pequizeiro) e Itamar Barrachini (Santa Maria do Tocantins). O prefeito Moacir de Oliveira (Rio dos Bois) e Paulo Roberto (Taguatinga) são diretores administrativos, enquanto que os prefeitos Adriano de Moraes (São Sebastião do Tocantins) e Adriano Ribeiro (Barrolândia) são diretores financeiros. Outros 16 prefeitos e prefeitas estão distribuídos dentro do quadro de conselheiros Deliberativo e Fiscal, bem como dos quadros de suplentes.

Presenças

A cerimônia contou ainda com as presenças do deputado federal, Eli Borges; do deputado estadual, Jair Farias; do secretário Extraordinário de Políticas de Governo Descentralizadas, Otoniel Andrade; do ex-presidente da ATM e atual presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano; do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), Paulo Lima; e ainda com a participação virtual do deputado federal e coordenador da bancada tocantinense, Tiago Dimas; do senador Irajá Abreu; e do presidente Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Meio Ambiente alinha metodologias para Plano Intermunicipal de Gestão dos Resíduos Sólidos
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA