Política

Site da Alego teve 81 mil acessos durante o recesso parlamentar

Publicado

em

Um dos principais pilares da Mesa Diretora desta 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa é aproximar a população goiana dos trabalhos parlamentares. Toda a estrutura de comunicação do Parlamento goiano tem como objetivo principal conferir mais transparência aos atos da Casa. Contribuir para que a sociedade se interesse pelos temas em debate na Assembleia é uma das tarefas desempenhadas pelo Portal da Alego. A plataforma recebe, de forma mensal, milhares de acessos. Durante o mês de julho, em que ocorreu o recesso parlamentar, não foi diferente. O site oficial de informações do Legislativo estadual recebeu 81.714 visitas e teve um total de 144.630 páginas visualizadas. 

A informação é da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que fornece, todos os meses, um relatório sobre os cliques ao Portal institucional. Em parceria com a Diretoria de Comunicação, o departamento tem se dedicado para que o site do Parlamento goiano seja aprimorado de maneira constante.

Com o trabalho realizado pelos profissionais da Agência Assembleia de Notícias, são publicados, em tempo real, todos os acontecimentos do Legislativo. O intuito é garantir transparência e acesso à informação, itens essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública. 

Resultado Positivo

O presidente da Casa de Leis, deputado Lissauer Vieira (PSD), considera o resultado “extremamente positivo” e diz que esses números reforçam que a Alego está no caminho certo, que é o da transparência e o do compromisso público. Para o parlamentar, os números também evidenciam o interesse dos cidadãos goianos por todos os temas, pautas e projetos que impactam a vida deles.  

“Dar total transparência aos atos do Poder Legislativo é uma das nossas prioridades de gestão e temos avançado muito nesse sentido. Esse número positivo de acessos ao portal, mesmo durante o período de recesso, é, sem dúvidas, resultado desse constante trabalho, que tem como foco principal fortalecer a aproximação da Casa de Leis com toda a sociedade goiana. Pautados por esse compromisso, seguiremos valorizando, cada vez mais, os nossos canais de comunicação, e colocando toda a população do estado sempre a par dos temas e projetos que são discutidos na Alego, afinal, o futuro de Goiás passa por aqui”, ressalta Lissauer.

READ  Frente Parlamentar do Terceiro Setor se reuniu com as comunidades terapêuticas de Goiás nesta quinta-feira, 23

O primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Henrique Arantes (MDB), faz coro ao parlamentar, ao reforçar a importância do portal para a população goiana: “O site da Alego atingir um número tão expressivo de acessos representa o quão importante a Casa de Leis do nosso estado é para a sociedade. Ainda que em recesso, a população manteve o interesse nas questões que envolvem o poder público. Isso é essencial para a garantia de direitos em Goiás, em paralelo com a relevância que a transparência das nossas plataformas de informação oferece aos cidadãos”.

Principais acessos

A maior parte dos acessos registrados em julho no Portal da Alego foi ao perfil institucional de cada um dos 41 deputados da Casa. No total, foram registradas 18.083 visitas. Nessas páginas, além de informações biográficas do parlamentar, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.

Os usuários interessados em acompanhar o trabalho dos deputados e fiscalizar a situação administrativa do Legislativo estadual encontram no Portal da Transparência informações sobre Processos Legislativos, Diários da Assembleia, Despesas com Pessoal, Licitações, Diárias, Verbas Indenizatórias, Orçamento, Requerimentos, Contratos e convênios, Sessões Legislativas, Gestão Fiscal, Programas e Ações, Execução Orçamentária, Expedientes e Despesas com Veículos.

Os 15 serviços citados obtiveram grande parte dos acessos. Conforme o relatório, foram somadas 11.003 visitas, sendo 5.936 na seção onde estão disponíveis, na íntegra, os processos legislativos, conforme são apreciados e votados pelos parlamentares. Em segundo lugar estão os Diários da Assembleia, que receberam 2.617 cliques. 

READ  Por iniciativa de Bruno Peixoto, Alego homenageia farmacêuticos goianos

Dentre as visitas, 1.606 foram registradas na seção que torna públicas as despesas da Casa com pessoal. Nesse espaço, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o visitante encontra um quadro detalhado dos pagamentos realizados a servidores, estagiários e parlamentares.

O relatório apontou, também, as cinco notícias mais acessadas no período, que somam, juntas, o total de 8.523 cliques. Em destaque, estão publicações voltadas às informações de projetos de lei em prol da saúde pública de Goiás. Outra publicação em evidência conta sobre a “Mudança da capital para Goiás”, na semana em que é celebrado o aniversário da cidade. 

Outros dados

O relatório divulgado pela Diretoria de TI apontou que o total de visitantes únicos foi de 67.134 e que 73,38% das visitas totais ao site foram de visitantes novos. E, ainda: que a duração média de cada visita foi de 1 minuto e 22 segundos.

Além disso, o balanço revelou que 96,91% dos acessos ao Portal da Alego foram realizados no Brasil, principalmente nas cidades de Goiânia-GO (21,68%) e São Paulo (11,23%).

A Diretoria de TI vem, ainda, empenhando esforços para que os visitantes do portal tenham uma boa usabilidade. Por exemplo, com recursos para navegação adequada tanto em dispositivos móveis como em computadores de mesa. 

Conforme o relatório, entre os vários navegadores utilizados pelos usuários, a preferência ficou entre o Chrome (76,93%), seguido por Safari (15,34%) e Firefox (2,58%). Já em dispositivos móveis, a plataforma Android foi a mais usada pelos visitantes com 46,38% da preferência, seguido por Windows, com 33,46%, e por iOS, com 17,40%. 

Nos acessos feitos exclusivamente via celular, 72,69% usaram o sistema Android e 27,28% o sistema iOS. Os serviços de compartilhamento usados pelos usuários foram o Instagram com 44,56%, e, em segundo, o Instagram Stories, com 26,44%.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA