Nacional

SP: prefeitura pagará auxílio-aluguel para vítimas de violência contra a mulher

Publicado

em


source
Transporte público com adesivos da campanha contra a violência contra a mulher
Divulgação/Prefeitura de SP

Transporte público com adesivos da campanha contra a violência contra a mulher

Nesta segunda-feira (08), a prefeitura de São Paulo deu início a uma série de ações voltadas ao combate da violência contra a mulher . Uma das medidas é a assinatura do prefeito Bruno Covas para regularizar um decreto que disponibiliza auxílio-aluguel de R$ 400 por mês para as vítimas de violência. A informações foi apurada pelo Metrópoles. 

Benefício pode amparar por até 12 meses, mulheres em situação de risco comprovada por meio de uma medida judicial protetiva e em extrema vulnerabilidade social. O auxílio é permanente, com isso, ele se difere do auxilio-hospedagem, um benefício emergencial e temporário, feito para suprir a necessidade devido ao aumento no número de violências nos tempos de pandemia

Cartazes expostos nos Postos de Apoio à Mulher
Divulgação/Prefeitura de SP

Cartazes expostos nos Postos de Apoio à Mulher

Começando as 10h, os Postos de Apoio à Mulher no Terminal Sacomã (Expresso Tiradentes) da SPTrans e na Estação Luz do Metrô (Linha 1 – Azul), passaram a acolher mulheres vítimas de violência ou abuso. De acordo com a Prefeitura de SP, espaço contará com ajuda de profissionais qualificados e poderá dar encaminhamentos para os casos. Os postos não foram criados somente para atender vítimas de abuso ou violência no transporte público, mas também receberá denúncias de violências domésticas. 

READ  Relator da CPI da Covid diz que encontro com Bolsonaro "não é recomendável"

A prefeitura ainda lançará o Observatório Municipal da Violência Contra a Mulher da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Uma outra ação desenvolvida foi “Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de São Paulo”, com mais de 100 veículos adesivados com a frase “Aqui o abuso não ficará impune” e contem orientações de combate ao abuso. 

Entre os meses de julho de 2018 até 31 de julho de 2019, a Polícia Civil teve um total de 1.160 boletins de ocorrência por importunação contra mulheres no transporte público . “Com as medidas que anunciamos hoje, no Dia Internacional da Mulher, estamos ampliando a rede de proteção, aumentando a prestação de serviços, que inclusive permanecerão abertos na fase vermelha porque são essenciais”, disse Covas, em nota. 

READ  Pesquisa indica nível de evaporação de água de represas brasileiras

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA