Distrito Federal

Trabalhar não é coisa de criança. Colabore com essa causa

Publicado

em


“A secretaria, juntamente com os demais órgãos do GDF e com o apoio da sociedade civil, promove uma campanha contínua para mostrar à população como essa parte é prejudicial para o desenvolvimento do cidadão” Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

Você realmente sabe o que se caracteriza como trabalho infantil? Cuidar dos filhos de um vizinho é trabalho infantil? E ajudar nas atividades domésticas de casa? E quanto a desempenhar pequenas atividades no comércio da família? Essas e outras questões, e a explicação para cada uma delas, estão nos stories do Instagram da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), como parte das ações do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, lembrado anualmente em 12 de junho.

A campanha contra o trabalho infantil tem sido tema de lives da Sedes | Arte: Divulgação/Sedes

A campanha on-line também destaca representantes de entidades que atuam diretamente contra o trabalho infantil no Distrito Federal. É o caso de Cynthia Ramos, representante da Unesco e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. “O trabalho infantil é uma forma de violação de direitos que implica explorar a mão de obra de crianças e adolescentes para obtenção de vantagem ou lucro”, define. O presidente da entidade, Antônio Carlos de Mello, reforça a necessidade de ter atenção com o tema: “Esse problema vem crescendo no mundo. No Brasil e no Distrito Federal, não é diferente”.

READ  COMUNICAÇÃO: Brasil e países nórdicos discutem comunicação para crianças e adolescentes

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, fala sobre a importância de uma ação conjunta: “A secretaria, juntamente com os demais órgãos do GDF, e com o apoio da sociedade civil, promove uma campanha contínua para mostrar à população como essa parte é prejudicial para o desenvolvimento do cidadão”.

Conscientização

À frente da Secretaria de Juventude (Sejuv), Kedson Rocha ressalta a importância de conscientizar sobre a importância dos estudos e da capacitação. “Por meio dos nossos cursos, oficinas e atendimentos psicossociais, nós temos certeza de que esses jovens, tendo essas oportunidades, não estarão sujeitos à exploração do trabalho infantil, sendo protagonistas de suas próprias vidas”, afirma.

Desde quarta-feira (9), a Sedes vem promovendo uma série de ações para sensibilização ao combate do trabalho infantil. A pasta publicou, também no Instagram, a quinta edição do Sedes Podcast. O programa apresentou uma entrevista com a psicóloga Juliana Castro, gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). No bate-papo, ela falou sobre a campanha realizada na área central de Brasília sobre esse tema.

READ  Rogério Cruz participa de projeto que leva crianças em situação de vulnerabilidade social para conhecer restaurantes da capital

Nesta sexta-feira (11), no YouTube, a partir das 9h30, será transmitida uma live de entrevista com a gerente substituta do Creas de Taguatinga, Daniela Pimenta. Engajada na luta contra a exploração do trabalho infantil, ela vai citar ações e formas de denúncias, além de explicar a atuação do GDF no combate a essa prática.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA