Divulgação
A produção de grãos em Goiás deve alcançar 38,4 milhões de toneladas em 2025, o que representa 11,7% de toda a produção nacional. Os dados constam no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). Com esse desempenho, o estado mantém a terceira colocação entre os maiores produtores do país.
A estimativa representa um crescimento de 18,95% em relação à safra anterior, que fechou em 32,3 milhões de toneladas, o que gera expectativa de safra recorde para o estado. Goiás fica atrás apenas do Mato Grosso (30,8%) e do Paraná (13,7%) na produção de grãos, leguminosas e oleaginosas. Juntos, esses três estados, ao lado de Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, respondem por 79,4% da produção agrícola nacional.
Além dos grãos, a produção de cana-de-açúcar em Goiás também apresenta projeção de alta. A estimativa é de 83,2 milhões de toneladas em 2025, o que representa um crescimento de 4,6% na comparação com o ano anterior.
Goiás também lidera nacionalmente a produção de culturas estratégicas como tomate e sorgo. A previsão para o tomate é de 1,7 milhão de toneladas, o equivalente a 36,3% da produção brasileira. Já o sorgo deve alcançar 1,6 milhão de toneladas, com 38% da produção nacional concentrada no estado.
Facebook