Pedro Paulo Lemes
Vice-governadoria
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, visitou nesta segunda-feira (2) a sede da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), em Singapura. A agenda teve como objetivo estreitar a cooperação internacional e conhecer tecnologias voltadas à segurança pública.
Durante a visita, a comitiva goiana teve acesso a sistemas avançados nas áreas de segurança cibernética, monitoramento policial e inteligência. “Goiás também é referência nacional em segurança pública. Por isso viemos aqui em Singapura ouvir a Interpol, conhecer o que há de mais moderno, inovador, de novas práticas com equipamentos e dispositivos que estão sendo utilizados nessa área de inteligência”, afirmou Vilela.
Na sede da organização, que reúne 196 países membros, a comitiva goiana visitou dois centros: o Cyber Fusion Centre, voltado à prevenção e combate a crimes cibernéticos, e o Command and Coordination Centre, responsável por coordenar operações transnacionais, processar grandes volumes de dados e auxiliar polícias do mundo todo na cobertura de grandes eventos.
A organização apresentou ainda um projeto voltado à identificação de mídias sintéticas, como vídeos, áudios e imagens gerados por inteligência artificial. Financiada pelo governo do Japão, a iniciativa busca conter a disseminação de conteúdos falsos, considerados um dos principais desafios da segurança pública global.
Facebook