menu
Preços dos derivados do leite caem em Goiás

Preços dos derivados do leite caem em Goiás

Creme de leite recuou mais de 7%

Os preços dos derivados do leite recuaram 2,41% no mês de maio em Goiás, conforme aponta o Boletim de Mercado do Setor Lácteo Goiano. O índice, calculado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), leva em consideração a variação de cinco produtos comercializados pela indústria de laticínios: creme de leite, leite condensado, leite em pó, leite UHT e queijo muçarela.

Os dados foram apresentados na reunião da Câmara Técnica e de Conciliação da Cadeia Láctea, realizada em Goiânia. O levantamento é realizado mensalmente e acompanha o comportamento de preços no estado, com o objetivo de subsidiar produtores, indústria e demais elos do setor.

O creme de leite apresentou a maior queda, com retração de 7,19%. O queijo muçarela e o leite UHT também tiveram recuos expressivos, de 3,22% e 2,13%, respectivamente. O leite condensado e o leite em pó encerraram o mês com variações negativas mais moderadas, de 2,0% e 0,36%.

Cada item tem peso diferente no cálculo do índice, conforme sua representatividade no mix de produção das indústrias.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, o boletim mensal é uma ferramenta estratégica para o setor. “Os dados apresentados pela Seapa durante as reuniões com os parceiros que compõem a Câmara do Leite refletem, para o produtor e para o consumidor, a realidade do setor e a importância desses itens para a economia goiana”, afirmou.

A edição completa do boletim está disponível no site da Seapa.

 

Facebook