menu
PF combate esquema de lavagem de dinheiro com uso de criptomoedas

PF combate esquema de lavagem de dinheiro com uso de criptomoedas

Ação da Polícia Federal teve desdobramentos em Goiânia, capital goiana, e investiga organização que teria movimentado mais de R$ 39 milhões
PF/RJ

Uma operação realizada nesta quarta-feira (21) pela Polícia Federal combate uma organização criminosa suspeita de utilizar criptomoedas para lavagem de dinheiro. Segundo a corporação, o grupo teria movimentado mais de R$ 39 milhões por meio de diferentes mecanismos financeiros.

Batizada de Narco Azimut, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisões temporárias nas cidades paulistas de Santos, Ferraz de Vasconcelos, São Bernardo do Campo e São José dos Campos, além de Goiânia e Armação de Búzios, no Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações indicaram que a associação criminosa possuía estrutura organizada e atuava na movimentação de grandes quantias de dinheiro, tanto em espécie quanto por meio de transferências bancárias e de criptoativos, no Brasil e no exterior. O principal objetivo do grupo seria a lavagem de capitais.

Além das prisões e das apreensões, a Justiça determinou o bloqueio de valores e a apreensão de bens dos investigados. Também foram impostas medidas cautelares, como a proibição de movimentação empresarial e a restrição à transferência de bens móveis e imóveis adquiridos com recursos de origem ilícita.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, ocultação ou dissimulação de valores e de capitais (lavagem de dinheiro) e evasão de divisas.

 

Facebook