Klysman Prado
O Governo de Goiás ampliou o acesso à reabilitação especializada ao ofertar, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tecnologia avançada para análise do movimento humano. O Laboratório de Marcha do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), integra um dos serviços mais modernos do país na avaliação biomecânica da marcha.
A análise tridimensional permite identificar alterações sutis do movimento e auxilia a definição de condutas terapêuticas e cirúrgicas, com impacto na funcionalidade e na autonomia dos pacientes. O serviço conta com 12 câmeras com sensores infravermelhos e softwares especializados. Durante o exame, marcadores posicionados no corpo do paciente permitem a captação detalhada dos movimentos, analisados por equipe multiprofissional formada por médicos, fisioterapeutas e especialistas em reabilitação.
De acordo com o gerente de Reabilitação Física e Visual do Crer, Eduardo Carneiro, o laboratório subsidia o planejamento terapêutico individualizado, com base em evidências científicas. Segundo ele, o serviço apoia desde a prescrição de órteses até o planejamento cirúrgico.
ATENDIMENTO DE ALTA COMPLEXIDADE
O Laboratório de Marcha atende pacientes com quadros neurológicos e ortopédicos complexos, como paralisia cerebral, sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo cranioencefálico (TCE), doenças neuromusculares, mielomeningocele, amputações e lesões ortopédicas em membros inferiores. O serviço também é utilizado na reabilitação de pessoas com sequelas neurológicas pós-covid-19.
A paciente Adrielly Jacinto Silva, de 33 anos, passou por reabilitação no Crer após desenvolver polirradiculoneuropatia desmielinizante crônica (CIDP), doença autoimune rara caracterizada por fraqueza progressiva e alterações de sensibilidade. Ela realizou diferentes etapas de reabilitação, incluindo a avaliação no Laboratório de Marcha.
Segundo Adrielly, o acompanhamento contribuiu para a retomada das atividades diárias. “Hoje realizo minhas atividades e cuido das minhas filhas. O laboratório fez parte do meu processo de recuperação”, relatou.
REFERÊNCIA
Com equipe especializada e fluxo de atendimento estruturado, o Laboratório de Marcha é utilizado como ferramenta de apoio à qualificação da assistência em reabilitação no estado. De acordo com o Crer, a tecnologia permite maior precisão no acompanhamento clínico e na definição das condutas terapêuticas.


Facebook