menu
Tocantins promove Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado

Tocantins promove Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado

Ação ocorre em todos os municípios do estado; 27 casos da doença foram notificados até agosto


SES/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins realiza, neste sábado (9), o Dia D de Vacinação contra o sarampo. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e envolve os 139 municípios, que foram convidados a participar da mobilização. Todas as 323 salas de vacinação do estado estão abastecidas com imunizantes.

A SES-TO também enviou notas técnicas aos municípios, com orientações às áreas de vigilância e imunização. Entre julho e o início de agosto de 2025, foram aplicadas quase 8 mil doses da vacina contra o sarampo em todo o estado.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a mobilização tem apoio do Conselho de Secretários Municipais de Saúde. “Convocamos toda a população a atentar-se à carteira de vacinação e procurar atualizá-la, para que possamos conter esta doença que pode ser letal. Vacinar é um ato de proteção”, afirmou.

CASOS NOTIFICADOS

Até a segunda-feira (4), o estado registrou 27 notificações de sarampo, sendo 18 em Campos Lindos, cinco em Palmas, dois em Porto Nacional, um em Nova Olinda e um em Araguaína. Dos casos, 16 foram confirmados em Campos Lindos, quatro foram descartados (dois em Palmas e dois em Porto Nacional) e nove seguem em investigação.

Os registros têm ligação com pessoas que viajaram para países com circulação ativa do vírus. Todos os pacientes não haviam sido vacinados, apresentaram sintomas clássicos da doença e estão em cuidados domiciliares.

Desde 19 de julho, profissionais de vigilância em saúde atuam em Campos Lindos com medidas de contenção, como vacinação de contatos e orientações sobre isolamento.

SOBRE A DOENÇA

O sarampo é uma infecção viral aguda, de alta transmissibilidade por via aérea. Os sintomas aparecem entre sete e 14 dias após o contágio e incluem febre alta, manchas avermelhadas no corpo, tosse, coriza e conjuntivite. Casos graves podem evoluir para pneumonia, encefalite e óbito.

ESQUEMA VACINAL

A vacina contra o sarampo é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme as seguintes orientações:

  • Crianças de 6 a 11 meses: dose zero (dupla viral);
  • Crianças de 12 meses: primeira dose da tríplice viral;
  • Crianças de 15 meses a 4 anos: segunda dose (tetraviral ou tríplice viral + varicela);
  • Pessoas de 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral (caso não vacinadas ou com esquema incompleto);
  • Pessoas de 30 a 59 anos: uma dose;
  • Trabalhadores da saúde: duas doses, independentemente da idade.

COBERTURA VACINAL

Em 2024, a cobertura vacinal no Tocantins alcançou 93% na primeira dose e 80% na segunda. Em 2025, até julho, os índices foram de 86% e 55%, respectivamente. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% de cobertura vacinal.

TRATAMENTO

Não há tratamento específico para o sarampo. A recomendação da SES-TO é procurar atendimento médico para alívio dos sintomas e acompanhamento adequado.

 

Facebook