menu
Redução de homicídios em Aparecida de Goiânia chega a 50%

Redução de homicídios em Aparecida de Goiânia chega a 50%

Cidade completa 22 dias consecutivos sem registro de homicídios


Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia reduziu em 50% o número de homicídios registrados entre janeiro e julho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com dados do Observatório da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, o município contabilizou 24 homicídios neste ano, frente a 48 ocorrências registradas no mesmo intervalo de 2024.

A queda é atribuída à reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e o reforço da atuação conjunta da Guarda Civil Municipal com as forças policiais do Estado.

A cidade também completou, na última segunda-feira (22), um total de 22 dias consecutivos sem registros de homicídios consumados. O último caso ocorreu no dia 30 de junho, no setor Parque Rio das Pedras.

Segundo a gestão municipal, os resultados refletem a adoção de uma política de enfrentamento qualificado à criminalidade. O GGIM reúne representantes das forças de segurança, do Poder Judiciário, do Ministério Público e de diversas secretarias municipais, com o objetivo de planejar ações coordenadas de prevenção e repressão à violência.

Levantamento do setor de análise criminal do 2º Comando Regional da Polícia Militar (2º CRPM) mostra que, dos 24 homicídios registrados em 2025, 22 tiveram como vítimas pessoas do sexo masculino (92%) e dois do sexo feminino (8%).

A Polícia Militar contribuiu diretamente para a elucidação de 16 ocorrências, o que representa 67% dos casos. Em 11 deles, os autores foram presos em flagrante, com apoio das unidades operacionais do 2º CRPM e do trabalho de inteligência.

De acordo com o comandante do 2º CRPM, coronel Lucas Antônio de Morais Gomes, a redução está relacionada à intensificação de operações em bares, distribuidoras e outras áreas sensíveis, especialmente aos fins de semana e feriados. As ações têm envolvido também a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal e equipes de fiscalização da Prefeitura.

Outro fator destacado foi a realização da Operação Comando Geral Itinerante, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. A ação trouxe reforço no patrulhamento, escuta qualificada da população e aumento da presença das forças estaduais em pontos estratégicos do município.

A cidade também passou a contar, neste ano, com uma nova sede da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), voltada ao acolhimento e à proteção das vítimas de violência de gênero.

O GGIM foi criado na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela e retomado em abril pelo atual prefeito, Leandro Vilela. O grupo reúne representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e de diversas secretarias e órgãos municipais com atribuições nas áreas de segurança, assistência social, saúde, educação e fiscalização urbana.

 

Facebook