Sedf-GO
O município de Águas Lindas de Goiás foi escolhido como projeto-piloto para a integração do sistema de transporte coletivo no Entorno do Distrito Federal. A decisão foi tomada em reunião realizad na sede da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), com a participação de representantes dos governos de Goiás, do Distrito Federal e da prefeitura local.
A proposta servirá de base para a criação de um consórcio interfederativo, que deverá reunir os entes federados com o objetivo de formular soluções integradas para o transporte metropolitano na região.
O projeto inicial prevê a construção de um terminal de integração na entrada do município, próximo ao cruzamento da BR-070 com a GO-547, além da adoção de um modelo de integração tarifária indireta, a partir da unificação da bilhetagem eletrônica. O sistema permitirá o repasse automático dos valores arrecadados entre as operadoras, sem necessidade de mudanças na política tarifária vigente.
De acordo com o secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a medida permitirá ganhos operacionais e pode beneficiar diretamente os usuários. “A integração será feita com a unificação da bilhetagem, o que permite a repartição automática entre os operadores, sem alterar a política tarifária”, afirmou.
A expectativa é que a tarifa entre Águas Lindas e Brasília, atualmente em R$ 10,85, possa ser reduzida em até 30% já na fase inicial de implantação.
A Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal) ficará responsável pela construção do terminal. “Vamos apoiar tecnicamente o projeto e construir o terminal às margens da BR-070, no cruzamento com a GO-547”, informou o presidente da Codeal, André Oliveira.
Para viabilizar a execução do projeto em até 90 dias, será formado um grupo de governança com representantes dos três níveis de governo. “Vamos formar um grupo reduzido de governança entre os três entes para viabilizar tudo isso em, no máximo, 90 dias”, declarou o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti.
A superintendente da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedf-GO), Paula Tredicci, que representou o titular da pasta, Pábio Mossoró, destacou que a proposta está alinhada à diretriz do governo estadual. “A ideia do consórcio interfederativo foi trazida pelo governador, que incumbiu nosso secretário em mediar as soluções necessárias”, afirmou.
Também presente no encontro, o secretário do Entorno do DF, Cristian Viana, ressaltou a importância da iniciativa. “Esse piloto é muito importante para dar base ao futuro consórcio interfederativo entre Goiás, Distrito Federal e União, que levará mais tempo para ser consolidado”, disse.
Participaram ainda da reunião o secretário municipal de Transportes de Águas Lindas, Olívio Chaves, e técnicos das três esferas de governo.
Facebook