Pedro Paulo Lemes
Divulgação
A nova geração do pagode vem conquistando cada vez mais o cenário da música nacional. Uma das revelações do estilo, o cantor Yan, conversou com exclusividade com o Jornal Gazeta do Estado e contou um pouco sobre sua trajetória, crescimento meteórico e sucesso recente nas redes sociais.
Criado em um lar cristão, Yan conta que começou a cantar na igreja, onde também aprendeu a tocar violão e bateria. Foi em 2020, durante a pandemia da COVID-19, que o cantor decidiu se aventurar no pagode, estilo onde se consolidou e nunca mais saiu.
"Eu tive que aprender a cantar pagode, tive que aprender como o estilo funcionava. Meu primeiro ano foi de imersão no samba e no pagode, pois sabia que só daria certo se eu conhecesse mesmo", conta.
Logo em seu início, Yan ganhou reconhecimento por regravar músicas não tão conhecidas de alguns artistas, o chamado "lado B", em seu projeto "Pagodeando", que já conta com milhões de ouvintes no Spotify. "Isso acabou virando meu diferencial", declarou Yan.
Após a regravação da faixa "Fica Com Deus", do grupo Sorriso Maroto, Yan recebeu um convite do grupo para participar de um dos seus shows, no festival "Capital do Samba", no Rio de Janeiro. Além da música regravada, Yan teve a oportunidade de cantar um bloco inteiro com o grupo.
"Eu já conhecia o Bruno, nós já tínhamos bastante contato. Eu decidi colocar a música no meu último projeto, e ela é uma música que o Sorriso não canta nos shows, mas chegou a bater 6 milhões de visualizações na minha versão. O Bruno me fez o convite para cantar com eles aqui no Capital do Samba, e quando eu subi no palco acabei ficando 20 minutos com eles. Foi um dos dias mais especiais da minha vida", conta emocionado.
Se tratando de Goiás, Yan diz estar muito ansioso para tocar em solo goiano, além de elogiar bastante os novos grupos que vêm surgindo na região, destacando o "Camisa 10", que vem se consolidando nacionalmente.
Nos próximos mêses, o cantor promete novidades, incluindo uma gravação com Sorriso Maroto e a parte 2 de seu novo album.
Facebook