André Saddi e Walter Folador
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou a promoção de 650 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), durante cerimônia que também marcou a entrega da Ordem do Mérito Dom Pedro II, mais alta condecoração concedida pela corporação. A solenidade fez parte das comemorações pelo Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho.
Do total de promovidos, 121 são oficiais e 529, praças, o que representa 21% do efetivo da corporação em 2025. Em seu discurso, o governador ressaltou o papel estratégico dos bombeiros na atuação em diferentes tipos de ocorrências. “As bombeiras e os bombeiros goianos são moldados para ajudar em todas as situações, dentro e fora do estado. A cada dia, mostram sua capacidade de interagir com a população e responder a desafios, sejam enchentes, incêndios, seca ou questões sociais”, afirmou.
Caiado também destacou o investimento na estrutura e organização do CBMGO, com foco em agilidade no atendimento e expansão regional. “Hoje, Goiás tem a maior organização para enfrentar catástrofes. Não somos mais pegos de surpresa”, disse, ao reforçar o compromisso do governo com a valorização dos servidores da segurança pública.
Segundo o comandante-geral do CBMGO, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, a promoção anunciada é uma das maiores da história da corporação, junto à de 2024, que contemplou 33% do efetivo. “A atual gestão tira heróis do mesmo posto onde estavam há 10 anos e os promove. É o reconhecimento ao trabalho sério e comprometido realizado diariamente”, declarou.
André Saddi e Walter Folador
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás atua em diversas frentes, incluindo combate a incêndios urbanos e florestais, salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, atendimento pré-hospitalar, ações de defesa civil e iniciativas educativas.
HONRARIA
Durante a solenidade, também foi entregue a Medalha Dom Pedro II a 419 personalidades civis e militares. A honraria, regulamentada pelo Decreto nº 6.898/2009, é destinada a indivíduos e instituições que prestam serviços relevantes à segurança e ao bem-estar da população.
Entre os homenageados, esteve o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis. “Recebo essa homenagem em nome de toda uma corporação. É uma honra ver esse reconhecimento vindo de um estado tão promissor como Goiás”, disse.
Facebook