menu
Novas linhas de transporte intermunicipal são aprovadas em Goiás

Novas linhas de transporte intermunicipal são aprovadas em Goiás

Linhas incluem trajetos entre Goiânia, Aragarças e cidades do Entorno do Distrito Federal, em regime de livre concorrência
AGR

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Regulação (AGR), aprovou novos requerimentos de empresas para a prestação de serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros em diversas regiões do estado. Entre as linhas autorizadas estão trajetos que ligam Goiânia a Aragarças e municípios do Entorno do Distrito Federal.

As autorizações são resultado de chamamentos públicos realizados pela AGR em 2023 e 2025, que permitem às empresas operar em regime de livre concorrência e liberdade tarifária. Nesse modelo, as operadoras podem se candidatar a mais de uma linha e atuar em trechos já atendidos por outras empresas.

Os processos de habilitação incluem análise técnica, jurídica e operacional, conduzida pela Comissão de Chamamento Público e submetida à aprovação do Conselho Regulador da AGR.

Entre as empresas autorizadas está a Bruno Tur Transporte e Turismo Ltda., que operará as linhas Goiânia a Aragarças, via Iporá e Piranhas, e Aragarças a Baliza, via Bom Jardim de Goiás. A Viação Ouro Preto recebeu autorização para atuar no trecho entre Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás.

A Fly Transportes Ltda. foi habilitada para operar a linha Goiânia a Varjão, via BR-060. Já a UTB União Transporte Brasília Ltda. poderá explorar as linhas entre Novo Gama e Cidade Ocidental, via BR-040, DF-290 e ABC; entre Novo Gama e Valparaíso de Goiás I; e entre Valparaíso de Goiás II e Cidade Ocidental.

A empresa José Carlos Oliveira Transportes Brasil Ltda. também foi autorizada a operar a linha entre Rio Verde e Aragarças, via Montividiu e Iporá, além do trecho entre Goiânia e Aragarças, via Iporá e Piranhas.

 

Segundo a AGR, as autorizações fazem parte da política de ampliação e qualificação do transporte intermunicipal, com o objetivo de atender linhas que estavam sem serviço ou com oferta considerada insuficiente, ampliando as opções de deslocamento para os passageiros no estado.

Facebook