menu
Fabricação de máquinas e equipamentos cresce 62,9% em Goiás

Fabricação de máquinas e equipamentos cresce 62,9% em Goiás

Setor é o que mais avançou entre os segmentos industriais no estado, segundo IBGE

Foto: SIC

A produção de máquinas e equipamentos em Goiás registrou crescimento de 62,9% em março de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O segmento teve o maior avanço entre os setores da indústria goiana no período, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 9(IBGE).

Com o resultado, o setor acumula, no ano, alta de 54,9%.

Segundo o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, o crescimento é reflexo da instalação da multinacional chinesa Weichai em Itumbiara, no fim de 2024, além da ampliação de outras fábricas já em operação no estado.

“A chegada da multinacional desencadeou uma série de novos pedidos e transferência de tecnologia, o que já se traduz em um avanço acumulado de quase 55% no setor só neste início de 2025”, afirmou o secretário.

Ele citou ainda investimentos recentes como os da John Deere, que anunciou aporte de R$ 700 milhões para ampliar a produção de novos maquinários. “Isso é a prova de que atrair indústrias âncora gera um círculo virtuoso de produção, empregos e inovação em todo o estado”, concluiu.

Facebook