menu
Sessão de hoje tem matérias para educação como destaques

Sessão de hoje tem matérias para educação como destaques

Sessão de hoje tem matérias para educação como destaques

Sessão de hoje tem matérias para educação como destaques

O Poder Legislativo de Goiás realiza reunião deliberativa nesta quarta-feira, 8, e na Ordem do Dia constam 104 processos legislativos de iniciativas parlamentares, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), da Governadoria, e matérias com parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

A sessão híbrida, com início às 15 horas, no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, poderá ser acompanhada pela população em geral e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Integram a pauta prévia 41 projetos de lei de autoria parlamentar para apreciação definitiva e 53 em primeira fase de votação. Para análise dos parlamentares, em apreciação única, há a apresentação de um processo legislativo de prestação de contas do TCE-GO, referente ao exercício de 2018.

A pauta contempla dois processos referentes à criação de escolas indígenas, de educação básica, integrantes do sistema estadual de ensino; e autorização ao Poder Executivo para adquirir imóvel no município de Teresina, oriundos da Governadoria. São matérias em fase de primeira discussão e votação.

A reforma periódica nas unidades de educação básica, e a realização de campanha publicitária de valorização e respeito ao trabalho do professor nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, de forma permanente, são propostas com possibilidade de aprovação em definitivo. Ambas as matérias são assinadas pelo deputado Henrique César (PSC). 

No texto do processo nº 3058/19, o parlamentar detalha o trabalho de reforma a ser realizado nas unidades de ensino, como obra ou serviço destinado à recuperação ou à melhoria de instalações físicas, elétricas e hidráulicas. A proposta estabelece prazos para a realização de reforma, sendo a primeira em três anos e a segunda sempre que se fizer necessária, além de prever ser possível a qualquer pessoa comunicar a necessidade de reforma e, de outro lado, o dever dos diretores das respectivas unidades quanto a essa comunicação. 

A medida é considerada importante para que o Poder Público consiga fazer um planejamento quanto às reformas das escolas estaduais, a fim de garantir uma estrutura de melhor qualidade a todos.

Já no texto do processo nº 3059/19, a medida apresentada é tratada como uma atitude efetiva a fim de garantir o devido respeito e valorização ao trabalho docente, na mitigação dos frequentes registros de agressões aos professores. A realização das campanhas educativas visam garantir o desenvolvimento das aulas de forma pacífica. Pela proposa, os órgãos públicos competentes criarão campanha publicitária
permanente nas escolas públicas do ensino fundamental e médio do estado de valorização e respeito ao trabalho do professor.

A campanha será realizada através de cartazes impressos a serem fixados sobre o assunto em todas as escolas públicas do ensino fundamental e médio no Estado de Goiás. Os cartazes deverão conter mensagens, entre outras, que induzam o respeito dos alunos ao professor e às suas decisões, bem como de valorização do seu trabalho. 

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias integram o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente definida, ou seja, têm uma pauta de matérias aptas à votação. Normalmente são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das fases a seguir: Abertura, quando são apresentadas matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.   

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta quarta-feira, 8, acesse a pauta prévia

Facebook