menu
Prefeitura de Goiânia vai ampliar metronização para melhorar transporte coletivo

Prefeitura de Goiânia vai ampliar metronização para melhorar transporte coletivo

Sistema que dá prioridade aos ônibus nos semáforos já reduziu o tempo de viagem no BRT e será expandido para outros corredores


divulgação/SET

A Prefeitura de Goiânia vai expandir o sistema de metronização, atualmente em operação no corredor BRT Leste-Oeste, para outras linhas e faixas exclusivas de ônibus da capital. A tecnologia, baseada em inteligência artificial, prioriza os ônibus em cruzamentos semafóricos e já resultou na redução do tempo de viagem entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia. Com a metronização, a velocidade média dos coletivos subiu de 15 km/h para 22 km/h, com meta de alcançar 25 km/h nos próximos meses.

A gestão municipal prevê implantar o sistema em 200 quilômetros de corredores em até quatro anos. Segundo o prefeito Sandro Mabel, o objetivo é tornar o transporte público mais eficiente e atrativo. “Além dos dois eixos do BRT, vamos expandir às demais linhas ou faixas exclusivas de ônibus”, afirmou.

O sistema opera com sensores instalados nas vias e nos veículos, que enviam dados a uma central responsável por liberar os semáforos conforme a aproximação dos ônibus, reduzindo o número de paradas e melhorando a fluidez. De acordo com o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a expectativa é que os ganhos operacionais aumentem à medida que a tecnologia avance nos corredores da cidade. “O próximo trecho que receberá essa tecnologia será os 6 quilômetros entre os terminais Praça da Bíblia e Praça A. A previsão é que comece a rodar até o final do segundo semestre”, informou.

Dados da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) indicam que, no trecho já metronizado, o número de paradas nos semáforos caiu de quatro para uma. Como parte da estratégia de modernização do sistema, a prefeitura também prevê a retomada do serviço de ônibus sob demanda, os chamados “citybus”.

 

Facebook