divulgação/SET
A Prefeitura de Goiânia vai expandir o sistema de metronização, atualmente em operação no corredor BRT Leste-Oeste, para outras linhas e faixas exclusivas de ônibus da capital. A tecnologia, baseada em inteligência artificial, prioriza os ônibus em cruzamentos semafóricos e já resultou na redução do tempo de viagem entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia. Com a metronização, a velocidade média dos coletivos subiu de 15 km/h para 22 km/h, com meta de alcançar 25 km/h nos próximos meses.
A gestão municipal prevê implantar o sistema em 200 quilômetros de corredores em até quatro anos. Segundo o prefeito Sandro Mabel, o objetivo é tornar o transporte público mais eficiente e atrativo. “Além dos dois eixos do BRT, vamos expandir às demais linhas ou faixas exclusivas de ônibus”, afirmou.
O sistema opera com sensores instalados nas vias e nos veículos, que enviam dados a uma central responsável por liberar os semáforos conforme a aproximação dos ônibus, reduzindo o número de paradas e melhorando a fluidez. De acordo com o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a expectativa é que os ganhos operacionais aumentem à medida que a tecnologia avance nos corredores da cidade. “O próximo trecho que receberá essa tecnologia será os 6 quilômetros entre os terminais Praça da Bíblia e Praça A. A previsão é que comece a rodar até o final do segundo semestre”, informou.
Dados da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) indicam que, no trecho já metronizado, o número de paradas nos semáforos caiu de quatro para uma. Como parte da estratégia de modernização do sistema, a prefeitura também prevê a retomada do serviço de ônibus sob demanda, os chamados “citybus”.
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